Novas pesquisas podem aumentar produção de biocombustíveis

Publicado em 23/08/2015 - 18:56 Por Vanessa Bugre, Rádio UFMG - Belo Horizonte

O consumo atual de biocombustível no Brasil é da ordem de 14 milhões de toneladas. Falando assim, até parece um número alto, mas se compararmos com o crescimento de outros países, mostra que deixamos de ser os “reis” do biocombustível.

 

Até o início dos anos 2000, o Brasil consumia 7 milhões de toneladas do produto, enquanto nos Estados, o consumo era de 4 milhões de toneladas e a Europa quase não tinha mercado. Mas o último balanço feito pela Comissão Europeia, em 2012, mostra que a trajetória de crescimento do biocombustível no país está aquém da tendência mundial.

 

Em pouco mais de uma década, enquanto o consumo no Brasil dobrou - indo de 7 milhões para 14 milhões - nos Estados cresceu sete vezes, passando de 4 milhões para 28 milhões. Na Europa, saiu praticamente de zero para um consumo na mesma escala do Brasil, na ordem de 14 milhões de toneladas.

 

Mas o que pode ser feito para reduzir os problemas relacionados a produção dos biocombustíveis no Brasil? Na avaliação do professor da UFMG e vice-coordenador do programa de pós-graduação em biocombustível da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, José Fabris, é necessário investir em tecnologia.

Mas quanto se fala em tecnologias no processo de produção de biocombustível,  estamos falando de quê? Atualmente existem diferentes pesquisas envolvendo o combustível no país.

Estudos que vão buscar as melhores formas de coletar as matérias primas, melhoramento genético e reaproveitamento de resíduos, entre outros. Mas essas pesquisas muitas vezes são interrompidas por falta de equipamentos e laboratórios. Isso é o que aponta o professor e coordenador do Laboratório de Biocombustíveis da Universidade Federal de Uberlândia, Valdomiro Borges.

Apesar dos entraves para conduzir pesquisas envolvendo biocombustível,  Minas Gerais tem se destacado nesse cenário, como explica o professor e coordenador do Laboratório de Biocombustíveis da Universidade Federal de Uberlândia, Valdomiro Borges.


A UFMG é outra universidade que ocupa um papel importante. Atualmente a Universidade Federal de Minas Gerais desenvolve projetos que reduzem o tempo da produção de biodiesel e que podem baratear o custo final do produto, como explica o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, Leandro Oliveira, que é um dos responsáveis pelo projeto.

Segundo a assessoria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, existem vários investimentos em pesquisas e tecnologias para a produção de biocombustivel no Brasil. Investimentos que vão para os setores de agricultura e energia por exemplo. Mas a falta de uma estatística oficial para calcular essas iniciativas difusas dificulta a visualização desses investimentos.

 

Ainda de acordo com a pasta, esses dados ainda não são contabilizados de uma forma separada, porque os investimentos são categorizados com base em um acordo internacional para facilitar a comparação entre nações. Dentro desse acordo, não existe uma categoria biocombustível. Um dos motivos é que o setor ainda é considerado muito novo. 

 

Já a Petrobras vai investir US$ 2,3 bilhões até 2018 para manter o crescimento em biocombustíveis, em linha com o mercado doméstico de gasolina e diesel. O nosso objetivo até 2030 é ter participação de 24% no mercado de biodiesel e de 15% no de etanol.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo