Eleita uma das mais influentes do mundo, brasileira diz que vale a pena investir em ciência

Pesquisa & Inovação

Publicado em 25/04/2017 - 13:02 Por Sumaia Villela, da Agência Brasil - Recife

A epidemiologista brasileira Celina Turchi foi citada, na semana passada, pela revista norte-americana Time como uma das pessoas mais influentes do mundo. Amanhã (26), em Nova York, será a celebração da revista, que elegeu 100 pessoas, entre artistas, políticos, cientistas e formadores de opinião.

 

Foi Celina quem descobriu a relação entre a microcefalia e as infecções por vírus zika. A pesquisadora atua no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, onde coordena o grupo chamado Merg (sigla em inglês para Grupo de Pesquisa de Epidemia de Microcefalia).

 

Em 2016, a pesquisadora já havia entrado na lista dos dez cientistas mundialmente mais influentes, feita pela revista Nature.

 

Nesta entrevista, Celina Turchi pondera que essas menções ajudam a reforçar a importância da captação de recursos para a realização de pesquisas que deem respostas a ameaças, tais como a epidemia do vírus zika. E fala também do desafio de conciliar a atividade de pesquisadora com o papel de mãe.

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo