Satélites americanos provam que homem pisou na Lua há 50 anos

Apollo 11

Publicado em 17/07/2019 - 10:59 Por Victor Ribeiro - Brasília

No dia 16 de julho de 1969, o ser humano iniciava uma grande jornada, que alcançaria o ponto mais alto no dia 20 e voltaria a tocar o solo terrestre no dia 24.

 

Na gravação histórica, o astronauta Neil Armstrong, primeira pessoa a tocar o terreno lunar, declarou que foi “um pequeno passo para o homem, e um grande salto para a humanidade”.

 

A missão Apollo 11, que levou seres humanos a caminhar pela superfície da Lua, pela primeira vez, durou 8 dias, 3 horas, 18 minutos e 35 segundos, desde o lançamento do foguete Saturno 5, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, até o pouso da cápsula que trouxe Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins de volta à Terra.

 

Para a astrônoma brasileira Duilia de Mello, que trabalha na Nasa e é vice-reitora da Universidade Católica de Washington, aquele momento em que Armstrong pisou na Lua será, para sempre, a grande realização da humanidade no século 20.

 

Foi um grande feito. Mas não adiantam as imagens, os relatos e o reconhecimento da comunidade científica. Ainda hoje, muita gente não acredita que, um dia, o ser humano foi capaz de caminhar no único satélite natural do planeta.

 

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes, admite que, na época, com seis anos de idade, duvidava da chegada do homem à Lua. E precisou ser convencido pelo irmão.

 

O civil Neil Armstrong, que tinha sido piloto de teste, era o comandante da missão Apollo 11; o comandante do módulo lunar Eagle - Águia, em inglês - era o piloto da Força Aérea dos Estados Unidos Michael Collins e o piloto do Eagle foi Buzz Aldrin, também militar da Força Aérea.

 

O Eagle tocou o solo da Lua às 16h18, no horário da Flórida, mas só às 22h56, 23h56 aqui no Brasil, Neil Armstrong saiu do módulo lunar e, com o pé esquerdo, deu aquele pequeno grande passo.

 

O astrônomo Eugênio Reis lembra, inclusive, que satélites lançados nos últimos anos fotografaram esse módulo e provaram que, sim, estivemos na Lua.

 

Mais de 3 mil jornalistas, de 56 países, acompanharam o lançamento da Apollo 11, no centro espacial. E levaram informações atualizadas ao público ao redor do mundo. Cerca de 1 bilhão de pessoas.

 

Naquele 20 de julho de 1969, os Estados Unidos venciam a corrida espacial, que fazia parte da Guerra Fria travada contra a União Soviética. Apesar de ser soviética a primeira sonda não tripulada a tocar a Lua, dez anos antes, foi a Apollo 11 a primeira missão a levar à Lua e trazer de volta, em segurança, três astronautas.

 

Para o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, isso fez aquela missão ter sido tão grandiosa.

 

A última missão tripulada para a Lua foi a Apollo 17, em 1972. Agora, a Nasa planeja levar humanos de volta ao satélite em 2024.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo