Deputados aprovam acordo com EUA para uso da base de Alcântara

Câmara dos Deputados

Publicado em 23/10/2019 - 12:19 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou o acordo entre Brasil e Estados Unidos para o uso da base de Alcântara, no Maranhão. Foram 329 votos contra 86. O texto segue agora para análise do Senado.

 

O acordo prevê o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites que usam tecnologia norte-americana, a partir de Alcântara, em troca de uma remuneração.

 

Pelo texto, o Centro Espacial de Alcântara continua sendo controlado pelo governo brasileiro. Mas, durante as atividades de lançamento de foguetes haverá condições especiais de movimentação pela base, com áreas restritas e controladas, com acesso monitorado pelos Estados Unidos ou com a presença nesses locais definida em conjunto pelos dois governos e monitorada pelo Brasil.

 

O relator do projeto na Câmara, Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, defendeu que o acordo permite ao Brasil entrar no mercado de lançamento de foguetes, trazendo investimentos para o país.

 

Já os críticos, como Alessandro Mollon, do PSB do Rio de Janeiro, reclamou que as cláusulas do acordo limitam o uso da base por outras nações.

 

O Brasil poderá usar os recursos obtidos no desenvolvimento do Programa Espacial Nacional. Só não poderá usá-los em compra, pesquisa ou produção de foguetes de longo alcance proibidos pelo Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis.

 

Também está vetado o uso da base por nações que os Estados Unidos suspeitem de ter ligações com terroristas ou que não tenha assinado acordo sobre proliferação de armas nucleares, como a China.

 

O acordo não permite que técnicos norte-americanos prestem assistência a brasileiros sobre projetos espaciais, a não ser que haja autorização expressa.

 

O texto estabelece que o Brasil deve garantir que as tecnologias usadas em Alcântara, com as patentes, estarão protegidas contra uso ou cópia não autorizados.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo