Laboratório da Amazônia investe em produtos ambientalmente responsáveis

Laboratório da Amazônia

Publicado em 24/01/2020 - 18:41 Por Maíra Heinen - Brasília

Com o reaproveitamento de resíduos e um olhar para o que a região oferece, o LOA, Laboratório de Óleos da Amazônia, promove pesquisas inovadoras que resulta em produtos ambientalmente mais responsáveis.

 

Um exemplo é a produção de biocombustíveis a partir de resíduos da produção de óleos como o de palma, de buriti e andiroba, por exemplo, bastante consumidos no Pará.

 

O doutor em química e coordenador do LOA Luís Adriano Santos explica que muito do que antes era considerado resíduo, a partir das pesquisas, torna-se algo de alto valor comercial.

 

No Brasil, o biodiesel é feito, principalmente, a partir da soja e pode ser produzido a partir do óleo bruto e do refinado. No Laboratório de Óleos da Amazônia, os pesquisadores têm reaproveitado também as cascas e amêndoas das oleaginosas mais usadas no estado.

 

Outra inovação do LOA é a pesquisa de catalisadores verdes.

 

Luis Adriano explica que catalisadores aumentam a velocidade das reações químicas para obter qualquer tipo de produto. Muitas vezes os modelos tradicionais são corrosivos e muito agressivos ao meio ambiente e geralmente acarretam um custo adicional porque não são eliminados naturalmente e precisam ser neutralizados pela indústria, gerando mais custos.

 

Os chamados catalisadores verdes, de acordo com Luís Adriano, são reaproveitamento de rejeitos.

 

Alguns catalisadores verdes são feitos a partir do rejeito de minérios como o caulim e ainda de subprodutos da agroindústria, como cascas e sementes de frutas.

 

Para o pesquisador Luís Adriano, o grande motivador das pesquisas de sucesso do laboratório é a transformação dos produtos e processos da própria Amazônia em riqueza para as populações da região, mantendo a floresta em pé.

Últimas notícias
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal

A determinação vale até nova decisão da Corte. A medida foi tomada, nessa segunda-feira (22), para evitar novas decisões judiciais.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo