Hemorio testa uso de plasma de pacientes curados para tratar casos graves de coronavírus

Coronavírus

Publicado em 06/04/2020 - 18:28 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A utilização de componentes do sangue de pessoas que se curaram do coronavírus é o mais novo objeto de estudos por pesquisadores. No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde estabeleceu parceria com o Hemorio para uso da técnica do plasma convalescente no tratamento de pessoas com quadro grave de Covid-19.


O procedimento consiste em infundir o plasma - parte do sangue que contém anticorpos - colhido desses pacientes para transfundir nos infectados em estado grave. A mesma técnica já foi aplicada nas epidemias de ebola e H1N1, e surge como mais uma possível estratégia para o combate do coronavírus.


Pacientes curados no Rio de Janeiro serão convidados, ainda nesta semana, e avaliados como potenciais doadores do plasma. O diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, alerta que nem todas as pessoas que tiveram a doença poderão doar.


“A gente vai fazer todos os exames necessários para detectar doenças antes de usar esse material, como Aids e hepatite. Só iremos tirar o sangue dessas pessoas após o resultado dar negativo. São os mesmos critérios para doação de sangue, quem não puder ser doador de sangue, também não poderá doar plasma"


Para Luiz Amorim, o tratamento é importante, mas a principal conduta a ser adotada agora para conter a expansão do coronavírus ainda é o isolamento social.


"O isolamento é o que temos de mais importante nesse momento, já que ele achata a curva de transmissão, diminui o pico de casos e dá tempo para o sistema de saúde criar mais vagas. O vírus é de transmissão respiratória, então precisamos manter a quarentena."


O diretor do Hemorio explica que cada plasma coletado poderá ajudar até três pessoas. O material doado ficará no Instituto de Hematologia e será empregado conforme a requisição das unidades de saúde, em caráter experimental, já que ainda não há certeza da efetividade desse tratamento.


" Esse tratamento é experimental, pode ser que funcione, mas pode não funcionar também. Porém, mesmo que funcione, não é a cura da doença, é uma alternativa de tratamento. A gente só vai poder dizer depois que testar, e levaremos de um a dois meses para ter essa resposta."


O plasma convalescente também já foi estudado para o vírus da dengue, com bons resultados em laboratório, num estudo da Fiocruz e com a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. E, segundo o Hemorio, países como França, Canadá, Israel e Espanha também estão se preparando para a utilização da técnica, como já é feito nos Estados Unidos.

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo