Apaixonados pela ciência que estuda o universo ganham mais tempo para inscrição na OBA

Estudo do Universo

Publicado em 29/05/2020 - 16:50 Por Adrielen Alves - Brasília

As inscrições para a OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, podem ser feitas até o final do mês de junho. O prazo, que venceria neste domingo (31), foi prorrogado devido à pandemia de coronavírus, mas a data para a realização das provas ainda não foi definida.

 

O evento atrai, há 23 anos, estudantes apaixonados pela ciência que estuda o universo. Já são mais de 10 milhões de participantes desde a primeira edição, em 1997, segundo a organização do evento.

 

Podem participar escolas públicas e privadas e estudantes do ensino fundamental ao médio. Uma oportunidade e tanto para jovens cientistas testarem os conhecimentos sobre o espaço, o universo e ganharem medalhas: são 50 mil todos os anos.

 

As provas têm questões de astronomia e também de astronáutica, aquela ciência que estuda a engenharia das missões espaciais, por exemplo. Só no ano passado mais de 880 mil alunos de quase 10 mil escolas, em todo o país se inscreveram no evento.

 

E tem mais: os melhores classificados na OBA poderão participar das olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e da Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021. Além da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes.


Aproveitando materiais como garrafas pet, são construídos e lançados os foguetes dentro da própria escola em data ainda a ser definida. As inscrições da OBA e da Mostra de Foguetes podem ser feitas pelo site www.oba.org.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Eurocopa: Portugal vence Hungria; Cristiano é artilheiro da competição

Eurocopa: Hungria perde para Portugal, que fez 3 gols a 0, sendo dois de Cristiano Ronaldo. Ele é o maior artilheiro da competição.

E nesta quarta-feira tem mais jogos pela Eurocopa e também pelo campeonato brasileiro. Os detalhes com Bruno Mendes .

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei masculino: Brasil vence Eslovênia por 3 a 2

Pela Liga das Nações de Voleibol masculino, o Brasil derrotou a Eslovênia por 3 sets a 2. A vitória veio de virada com parciais de 15/25, 25/22, 19/25, 25/13 e 15/12 no tie-break.  Este foi o sexto triunfo consecutivo da seleção brasileira.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer deve entregar mais 2,4 milhões de doses da vacina contra covid

A Pfizer e a BioNTech devem concluir nesta quinta-feira a entrega de mais 2,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao Brasil. Foram 530 mil doses enviadas nessa terça. Serão enviadas mais 936 mil nesta quarta e outras 936 mil doses na quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

CEF antecipa calendário da terceira parcela do Auxílio Emergencial

A Caixa Econômica Federal antecipou o calendário da terceira parcela do Auxílio Emergencial 2021. Pelo novo cronograma, o crédito começa a ser disponibilizado nesta sexta-feira, dia 18, para os nascidos em janeiro; e vai até 30 de junho para os que fazem aniversário em dezembro.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde começa a discutir plano de vacinação contra covid-19 para 2022

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta começou a discutir, nesta semana, com as farmacêuticas Pfizer e Moderna um plano de vacinação para 2022. Enquanto isso, tenta antecipar a entrega dos mais de 600 milhões de doses de vacinas encomendadas para este ano.

Baixar arquivo