Apaixonados pela ciência que estuda o universo ganham mais tempo para inscrição na OBA

Estudo do Universo

Publicado em 29/05/2020 - 16:50 Por Adrielen Alves - Brasília

As inscrições para a OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, podem ser feitas até o final do mês de junho. O prazo, que venceria neste domingo (31), foi prorrogado devido à pandemia de coronavírus, mas a data para a realização das provas ainda não foi definida.

 

O evento atrai, há 23 anos, estudantes apaixonados pela ciência que estuda o universo. Já são mais de 10 milhões de participantes desde a primeira edição, em 1997, segundo a organização do evento.

 

Podem participar escolas públicas e privadas e estudantes do ensino fundamental ao médio. Uma oportunidade e tanto para jovens cientistas testarem os conhecimentos sobre o espaço, o universo e ganharem medalhas: são 50 mil todos os anos.

 

As provas têm questões de astronomia e também de astronáutica, aquela ciência que estuda a engenharia das missões espaciais, por exemplo. Só no ano passado mais de 880 mil alunos de quase 10 mil escolas, em todo o país se inscreveram no evento.

 

E tem mais: os melhores classificados na OBA poderão participar das olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e da Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021. Além da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes.


Aproveitando materiais como garrafas pet, são construídos e lançados os foguetes dentro da própria escola em data ainda a ser definida. As inscrições da OBA e da Mostra de Foguetes podem ser feitas pelo site www.oba.org.br.

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo