Bioinseticidas contra pragas no campo são desenvolvidos pela Embrapa

Contra pragas no campo

Publicado em 29/06/2020 - 22:42 Por Gésio Passos - Brasília

Uma nuvem de gafanhotos que está na Argentina se aproxima da fronteira com o Rio Grande do Sul. Com milhares de insetos, ela vem devastando plantações por todo lugar onde passa.


Uma das formas de controlar esse tipo de pragas rurais é com defensivos biológicos, através de microrganismos como fungos e bactérias, preparados em laboratório para evitar que as pragas se alastrem no campo. Rose Monnerat, pesquisadora da Embrapa, afirma que os bioinseticidas trazem menos riscos ao homem e ao meio ambiente.

 

Uma das espécies de fungos desenvolvidas pela Embrapa provoca uma letalidade de 80% em gafanhotos de uma espécie diferente da que avança pela Argentina.


Os fungos são preparados em uma biofábrica e transformados em bioinseticida, feito a base de óleo. Nas lavouras, eles são pulverizados especialmente nos nascedouros dos insetos.


Os esporos produzidos pelo fungo conseguem germinar sobre o corpo dos gafanhotos, penetrando no interior dos insetos e levando a sua morte.


Segundo a pesquisadora Rose Monnerat, o uso desse tipo de bioinseticida no país cresce 20% ao ano.


O setor de biotecnologia da Embrapa tem uma base de 28 coleções, com mais de 53 mil linhagens microbianas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Pfizer entrega mais 2,3 milhões de doses

Já foram entregues ao Plano Nacional de Imunizações 89 milhões de doses. Até o dia 30, o laboratório deve entregar mais 11 milhões para cumprir o contrato com o Ministério da Saúde. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil terá clássico com Argentina na semifinal do Mundial de Futsal

Brasileiros e argentinos jogam pela vaga na grande decisão da Copa do Mundo de Futsal na quarta-feira (29), às 14h (no horário de Brasília).

Baixar arquivo
Geral

1.600 motoristas são banidos de aplicativo

Em comunicado, a Uber informou que foram cortados da plataforma os motoristas com altas taxas de cancelamento de corridas.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil celebra títulos internacionais no tênis de mesa e no boxe

No tênis de mesa, Hugo Calderano foi campeão do WTT Star Contender de Doha (Catar). No boxe, Beatriz Ferreira ficou com o título do Mundial Militar.

Baixar arquivo
Geral

Presidente Bolsonaro testa negativo para covid-19

O presidente esteve em isolamento no Palácio da Alvorada durante os últimos cinco dias, após ter tido contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que testou positivo e segue em isolamento nos Estados Unidos. 

Baixar arquivo
Geral

Aposentandos e pensionistas têm que fazer prova de vida até 30/9

Desde julho, os servidores inativos que não fizeram a prova de vida em 2020 e 2021, ou em um dos dois anos, devem regularizar sua situação cadastral.

Baixar arquivo