Isolamento social ajudou a reduzir em 25% os ruídos no Distrito Federal

Observatório Sismográfico

Publicado em 07/06/2020 - 09:23 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A pandemia calou Brasília. E durante pouco mais de um mês, manteve a cidade mais silenciosa. Graças aos decretos de isolamento social, o ritmo frenético da capital foi interrompido e na semana seguinte à determinação do governador, chegou a ter uma redução em torno de 25% nos ruídos causados pela movimentação.

 

A emissão de sons, no entanto, foi aumentando gradualmente, a medida que as medidas de isolamento eram relaxadas e voltaram a níveis quase normais já no final de abril.

 

Esse fenômeno foi identificado pelo Observatório Sismográfico da UnB, que tem uma estação instalada no Parque Nacional de Brasília e que usualmente, monitora tremores e abalos da terra - conhecidos como terremotos. Mas, em uma situação tão atípica despertou a atenção dos pesquisadores.

 

De acordo com chefe do observatório sismográfico de Brasília, Marcelo Peres Rocha, esses equipamentos pode ser uma importante ferramenta de monitoramento do isolamento social. 

 

Esse estudo é parecido com experimentos realizados em outros países e que usaram as vibrações causadas pelos ruídos de movimentação para mensurar os efeitos da quarentena.

 

Em Bruxelas, capital da Bélgica, por exemplo, em meados de março, houve uma redução de 30% a 50% do ruído sísmico. No Nepal, a taxa chegou a 80%.

 

Os números foram menores no DF porque a estação que mede a movimentação está instalada em uma região próxima à área urbana, enquanto em outros lugares, o equipamento fica em área isolada, para medir a presença de tremores terrestres.

 

Agora, todas as obervações e conclusões dos pesquisadores brasileiros serão reunidos em um artigo a ser publicado em revista científica. Além disso, a equipe espera poder apresentar esses dados no Congresso Brasileiro de Geologia, previsto para acontecer em Brasília em outubro desse ano.

 

Com produção de Rosimary Cavalcante. 

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo