Universo: Evento internacional chama atenção para medidas preventivas em relação aos asteroides

Universo

Publicado em 30/06/2020 - 17:52 Por Apresentação de Adrielen Alves - Brasília

Em 30 de junho de 1908 um asteroide atingiu a Terra e causou forte impacto na região de Tunguska, na Sibéria.

 

O choque foi sentido em uma floresta de mais de dois mil quilômetros quadrados e é considerado um dos mais nocivos da história recente.

 

A data, então, foi escolhida pela ONU para alertar e conscientizar sobre a importância de medidas preventivas em relação aos asteroides, como explica a coordenadora do Asteroid Day no Brasil, Thaynara Santos.

 

Meteoritos e asteroides são monitorados por agências espaciais espalhadas pelo mundo. De acordo com a ESA – Agência Espacial Europeia -  a estimativa é que existam cerca de 40 milhões de corpos considerados próximos à Terra.

 

Mas como prevenir um impacto? Para os próximos anos, uma missão da ESA em parceria com a Nasa – Agência Espacial Norte Americana - vai tentar desviar um asteroide do sistema binário Didymos com o impacto da espaçonave DART.

 

Mas, apesar de nenhuma ameaça real, a ESA, diz que com a missão estaremos preparados para agir no caso de um asteroide em rota de colisão com a Terra.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Nesta terça-feira (30) a noite uma live na página oficial do Asteroid Day, no Facebook, vai discutir o assunto. Quem convida é Thaynara Santos.

 

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo