Em Belo Horizonte, inteligência artificial vai ajudar a monitorar pacientes com sintomas da Covid-19

Belo Horizonte

Publicado em 17/07/2020 - 08:37 Por Gésio Passos - Brasília

Em Belo Horizonte, a inteligência artificial vai ajudar a monitorar pacientes com sintomas da Covid-19. Em parceria com uma mineradora e com um plano de saúde, a prefeitura de BH vai disponibilizar um aplicativo para a avaliação dos pacientes pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. A capital mineira será a primeira cidade do país a usar a tecnologia.


Após realizar teleconsulta pelo sistema da prefeitura, e caso o paciente apresente sintomas da Covid, como tosse, dor de garganta e coriza, o médico poderá indicar o monitoramento pelo aplicativo israelense Binah. Ao todo, 39 mil pessoas na cidade serão acompanhadas na plataforma digital por três meses.


O médico Cláudio Lotteberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde e sócio da Binah no Brasil, explica como funciona a ferramenta.


O aplicativo utiliza a câmera do celular para medir frequência cardíaca e respiratória, saturação do oxigênio e nível de stress dos pacientes.


Juliana Oms, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, afirma que os pacientes têm que autorizar a utilização dos seus dados biométricos.


Por ser um serviço realizado pelo poder público, Juliana afirma que ele está sujeito a uma série de obrigações previstas pela lei de proteção a dados pessoais, para não colocar em risco os direitos dos usuários.

                    
Sobre a segurança dos dados dos pacientes com a utilização do aplicativo, o sócio da Binah no Brasil, Cláudio Lotteberg, diz que as pessoas terão a opção de enviar as informações de forma anônima.


A prefeitura de Belo Horizonte não informou a destinação dos dados que serão colhidos.

 

O aplicativo Binah não é específico apenas para a Covid, podendo ser utilizado para procedimentos gerais de saúde. A empresa espera atender 500 mil pessoas no Brasil até o final do ano. No mundo, o app já é utilizado por mais de 20 milhões de pessoas.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo