Em Belo Horizonte, inteligência artificial vai ajudar a monitorar pacientes com sintomas da Covid-19

Belo Horizonte

Publicado em 17/07/2020 - 08:37 Por Gésio Passos - Brasília

Em Belo Horizonte, a inteligência artificial vai ajudar a monitorar pacientes com sintomas da Covid-19. Em parceria com uma mineradora e com um plano de saúde, a prefeitura de BH vai disponibilizar um aplicativo para a avaliação dos pacientes pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. A capital mineira será a primeira cidade do país a usar a tecnologia.


Após realizar teleconsulta pelo sistema da prefeitura, e caso o paciente apresente sintomas da Covid, como tosse, dor de garganta e coriza, o médico poderá indicar o monitoramento pelo aplicativo israelense Binah. Ao todo, 39 mil pessoas na cidade serão acompanhadas na plataforma digital por três meses.


O médico Cláudio Lotteberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde e sócio da Binah no Brasil, explica como funciona a ferramenta.


O aplicativo utiliza a câmera do celular para medir frequência cardíaca e respiratória, saturação do oxigênio e nível de stress dos pacientes.


Juliana Oms, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, afirma que os pacientes têm que autorizar a utilização dos seus dados biométricos.


Por ser um serviço realizado pelo poder público, Juliana afirma que ele está sujeito a uma série de obrigações previstas pela lei de proteção a dados pessoais, para não colocar em risco os direitos dos usuários.

                    
Sobre a segurança dos dados dos pacientes com a utilização do aplicativo, o sócio da Binah no Brasil, Cláudio Lotteberg, diz que as pessoas terão a opção de enviar as informações de forma anônima.


A prefeitura de Belo Horizonte não informou a destinação dos dados que serão colhidos.

 

O aplicativo Binah não é específico apenas para a Covid, podendo ser utilizado para procedimentos gerais de saúde. A empresa espera atender 500 mil pessoas no Brasil até o final do ano. No mundo, o app já é utilizado por mais de 20 milhões de pessoas.

Últimas notícias
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo
Política

Eleições vão contar com mais de 100 observadores internacionais

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a presença desses observadores tem como objetivo garantir que o processo eleitoral decorra em clima de transparência, isenção e legalidade.

 

Baixar arquivo
Política

SP: ex-deputado Arthur do Val tem mandato cassado pela Assembleia

Também conhecido como Mamãe Falei do MBL, ele foi julgado por quebra de decoro parlamentar depois ter áudios com comentários machistas vazados durante o período em que esteve na Ucrânia.

Baixar arquivo
Saúde

Quase 80% da população da cidade de SP tem anticorpos contra a covid

Os dados são da oitava rodada do Inquérito SoroEpi, que vem monitorando a soroprevalência do coronavírus na cidade há dois anos e meio.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras registra lucro de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimeste

De acordo com a empresa, o resultado foi impactado positivamente pelo aumento de 12% da receita bruta, pela redução de custos e pelo desempenho financeiro, com destaque para a variação cambial.

Baixar arquivo