Reitor da Universidade de Pelotas pede recursos para continuar pesquisa sobre avanço do coronavírus

Universidade de Pelotas

Publicado em 09/07/2020 - 12:39 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O reitor da Universidade de Pelotas pede recursos para continuar pesquisa sobre avanço do coronavírus no país. A chamada pesquisa de inquérito sorológico liderada pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde, precisa de mais dinheiro para continuar. O alerta foi feito pelo reitor da Universidade, Pedro Hallal.

 

O reitor da Universidade Federal de Pelotas considera que a pesquisa deve continuar enquanto a pandemia durar. Caso contrário, ela seria apenas a fotografia da situação em um determinado estágio da doença.

 

O secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, também presente à audiência pública que debateu o tema na Câmara dos Deputados, afirmou que vai estudar a possibilidade do Ministério da Saúde seguir financiando a pesquisa.

 

O inquérito que investiga a incidência da doença em todas as regiões brasileiras foi a primeiro deste tipo a nível nacional. Ele estuda a contaminação pelo novo coronavírus em 133 cidades do país e revela que a taxa de infecção é quase 6 vezes maior que os dados oficiais da doença, o que representa cerca de 4% de toda população brasileira, desconsiderando a margem de erro da pesquisa.

 

Essa porcentagem de infectados chega a 10% na região Norte, de 7% a 8% no Nordeste, 2% a 3% no Sudeste e menos de 1% nas regiões Sul e Centro-Oeste.

 

Das regiões brasileiras, a única que não apresentou crescimento no número de infectados na última fase da pesquisa foi o Norte o que, segundo o reitor da Universidade Federal de Pelotas, revela que a pandemia está decrescente no Norte do país.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo