Equipamento vai ajudar a monitorar focos de calor em áreas florestais

Aparelho multifuncional foi criado por pesquisadores do Amazonas

Publicado em segunda-feira, 31 Agosto, 2020 - 10:42 Por Beatriz Evaristo - Brasília
Atualizado em 31/08/2020 - 16:58

Do início do ano até agora, de acordo com dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou mais de 82 mil focos de calor. Quase metade deles na região amazônica.

Para auxiliar as equipes que combatem os incêndios florestais, pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas estão desenvolvendo uma nova tecnologia.

Os cientistas trabalham na construção de um aparelho multifuncional, com um aplicativo para celular e uma plataforma de apoio à tomada de decisão, como explica o professor e coordenador do projeto, Jair Furtunato.

Essa inovação pode ajudar tanto no trabalho em campo quanto no planejamento de estratégias futuras a partir dos dados coletados, como detalha o professor.

O projeto foi realizado a pedido do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que também garantiu a captação de recursos. Além de ter um custo menor do que os equipamentos usados atualmente, o professor Jair Furtunato explica uma das grandes vantagens dessa nova tecnologia.

No momento, os cientistas trabalham na construção do protótipo. Por causa da pandemia, o valor das peças, que vêm da China, aumentou e também houve atraso na entrega. Ainda assim, serão construídos três exemplares, que devem ficar em torno de R$ 8 mil cada. Em escala industrial, devem ficar mais baratos.

A previsão é que os testes sejam realizados a partir de janeiro do próximo ano, no Amazonas e no Distrito Federal e que o equipamento seja colocado para uso depois dos últimos ajustes em março de 2021.

 

* Áudio substituído para ajuste de informações

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo