Equipamento vai ajudar a monitorar focos de calor em áreas florestais

Aparelho multifuncional foi criado por pesquisadores do Amazonas

Publicado em 31/08/2020 - 10:42 Por Beatriz Evaristo - Brasília
Atualizado em 31/08/2020 - 16:58

Do início do ano até agora, de acordo com dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou mais de 82 mil focos de calor. Quase metade deles na região amazônica.

Para auxiliar as equipes que combatem os incêndios florestais, pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas estão desenvolvendo uma nova tecnologia.

Os cientistas trabalham na construção de um aparelho multifuncional, com um aplicativo para celular e uma plataforma de apoio à tomada de decisão, como explica o professor e coordenador do projeto, Jair Furtunato.

Essa inovação pode ajudar tanto no trabalho em campo quanto no planejamento de estratégias futuras a partir dos dados coletados, como detalha o professor.

O projeto foi realizado a pedido do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que também garantiu a captação de recursos. Além de ter um custo menor do que os equipamentos usados atualmente, o professor Jair Furtunato explica uma das grandes vantagens dessa nova tecnologia.

No momento, os cientistas trabalham na construção do protótipo. Por causa da pandemia, o valor das peças, que vêm da China, aumentou e também houve atraso na entrega. Ainda assim, serão construídos três exemplares, que devem ficar em torno de R$ 8 mil cada. Em escala industrial, devem ficar mais baratos.

A previsão é que os testes sejam realizados a partir de janeiro do próximo ano, no Amazonas e no Distrito Federal e que o equipamento seja colocado para uso depois dos últimos ajustes em março de 2021.

 

* Áudio substituído para ajuste de informações

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Política

Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Economia

Produtos de origem indígena estão disponíveis para compra na internet

Produtos de origem indígena com a certificação da Funai estão disponíveis para compra na internet, por meio da plataforma Maeí. O espaço virtual foi desenvolvido pelo Instituto Moara — que também vai ser responsável por manter o comércio eletrônico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Em São Paulo seminário discute a implantação da nova tecnologia 5G

A internet 5G já está ativa em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. Na semana que vem, a nova faixa vai ser ativada em mais três cidades: Curitiba, Salvador e Goiânia.

Baixar arquivo
Geral

Frio e ventania deixam a cidade de São Paulo em estado de alerta

O tempo permaneceu instável na capital paulista. Foi um dia muito nublado, em que uma chuva fina e fria se alternou por breves aberturas de sol e o resultado foi um dia frio.

Baixar arquivo
Economia

Jovens desempregados: número está 6 milhões acima dos níveis pré-covid

O número de jovens desempregados em todo o mundo ainda está 6 milhões acima dos níveis de antes da pandemia, segundo relatório da OIT, a Organização Internacional do Trabalho.

Baixar arquivo
Geral

Direito da USP reúne multidão no ato em defesa da democracia

Participaram do ato lideranças políticas, intelectuais, empresários, sindicatos e artistas na Faculdade de Direito da USP, Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, centro da capital paulista

Baixar arquivo