Fiocruz avança para produzir seu primeiro biomedicamento contra o câncer

Tratamento de câncer

Publicado em 12/08/2020 - 12:55 Por Solimar Luz - Brasília

O Instituto Bio-Manguinhos, ligado à Fundação Oswaldo Cruz, deu um importante passo em direção a produzir uma droga para tratamento oncológico, e também reumatológico. A novidade será a primeira da linha de medicamentos para câncer, fabricada pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, em parceria com os laboratórios Sandoz e Bionovis.

 

O acordo vai viabilizar a transferência de tecnologia e a produção do biofármaco Rituximabe, utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de artrite reumatóide e de alguns tipos de linfoma. O gerente de Novos Negócios de Bio-Manguinhos, Hugo Defendi, explica.

 

Hugo ressalta ainda que a produção do biofármaco tem como objetivo fortalecer o Complexo Industrial da Saúde no País, garantindo a continuidade do fornecimento do medicamento e autonomia na produção e no fornecimento do produto.

 

O gerente de Novos Negócios de Bio-Manguinhos avalia que essa autonomia traz sustentabilidade para o SUS, assim como maior acesso da população ao medicamento.

 

O acompanhamento das pessoas tratadas com o biofármaco é feito através do Programa Cuidar Mais, que oferece aos pacientes do SUS orientação e suporte no acesso ao produto, e um canal de atendimento exclusivo que será responsável por monitorar todas as etapas do tratamento.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo