Pesquisadores brasileiros anunciam descoberta de espécie de lagostim

Fóssil tem mais de 70 milhões de anos

Publicado em quinta-feira, 13 Agosto, 2020 - 20:20 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Pesquisadores do Museu Nacional, no Rio de Janeiro; e das Universidades do Cariri, no Ceará, e Federal do Espírito Santo descobriram uma nova espécie de lagostim, um tipo de crustáceo, com mais de 70 milhões de anos.

O fóssil foi encontrado em 2016, na Ilha James Ross, na Antártica, em expedição realizada pelo Projeto Paleontar, financiado pelo governo federal, como explica da paleontóloga Juliana Sayão, do Museu Nacional.

As rochas onde foram encontrados os fósseis da nova espécie sugerem que ele vivia em ambientes marinhos rasos, com fundo arenoso e grande presença de tubarões e corais. E com uma temperatura mais elevada do que as registradas atualmente.

O anúncio da descoberta foi feito, nesta quinta-feira, durante a apresentação do lagostim. O diretor do Museu Nacional,  pesquisador Alexander Kellner, ressaltou a importância da descoberta para a ciência e a comunidade em geral.

De acordo com os pesquisadores, apesar de não ter representantes atuais, os fósseis desse gênero de lagostim foram encontrados em diferentes partes do mundo, em um total de 67 espécies.

No entanto, no continente Antártico, eram conhecidas, até o momento, apenas três espécies.

Segundo os estudos, a estrutura espinhosa é uma das principais características que diferenciam esta das outras espécies anteriormente descobertas. As pernas, em formato de pinça, sugerem ainda que essa nova espécie seria um predador de emboscadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo