Pesquisadores da UFMG criam teste para covid-19 integrado a celular

Estimativa é de que resultado fique pronto em 20 minutos

Publicado em 16/08/2020 - 15:49 Por Kariane Costa - Brasília

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram um sistema de diagnóstico rápido para covid-19 integrado ao telefone celular.

O teste proposto é portátil, e não precisa de equipamentos sofisticados ou reagentes caros, o que significa que quando disponibilizado terá um preço acessível. Bem diferente do teste padrão PCR, único hoje que detecta se o paciente está contaminado.

A professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica e pesquisadora Maria de Fátima Leite disse que a ferramenta funciona com uma gota do sangue ou da saliva do paciente. A partir daí, o material é colocado em uma lâmina, semelhante àquelas de um aparelho para medir a glicemia.

Fátima Leite explica que a luz do celular converte a leitura da lâmina em um código, que vai ser visualizado na tela do celular de uma forma simples: vermelho significa infectado, amarelo indeterminado e verde significa que o exame deu negativo para covid-19.

A professora afirma ainda que essa luz é a mesma usada para ler código de barras, o que dispensa a necessidade de um celular super moderno, mas ela alerta que a ideia inicial não é de que o usuário possa fazer o teste em sua casa. Isto porque, apesar de ser simples, o teste deve ser feito pelo profissional de saúde, em unidades de saúde ou farmácias, onde a coleta do sangue ou saliva deve ser feita com segurança.

O projeto é coordenado pela Escola de Engenharia da UFMG, mas tem o apoio de outras escolas como veterinária e biologia. Ao todo, 15 professores participam da pesquisa.

Mesmo em fase inicial, muitas etapas já foram publicadas em revistas científicas, então a expectativa é de que o kit de teste para celular esteja disponível em um espaço curto de tempo.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Economia

Local de provas do concurso unificado será divulgado hoje

O cartão de confirmação do Concurso Público Nacional estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo