Pesquisadores da UFMG criam teste para covid-19 integrado a celular

Estimativa é de que resultado fique pronto em 20 minutos

Publicado em domingo, 16 Agosto, 2020 - 15:49 Por Kariane Costa - Brasília

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram um sistema de diagnóstico rápido para covid-19 integrado ao telefone celular.

O teste proposto é portátil, e não precisa de equipamentos sofisticados ou reagentes caros, o que significa que quando disponibilizado terá um preço acessível. Bem diferente do teste padrão PCR, único hoje que detecta se o paciente está contaminado.

A professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica e pesquisadora Maria de Fátima Leite disse que a ferramenta funciona com uma gota do sangue ou da saliva do paciente. A partir daí, o material é colocado em uma lâmina, semelhante àquelas de um aparelho para medir a glicemia.

Fátima Leite explica que a luz do celular converte a leitura da lâmina em um código, que vai ser visualizado na tela do celular de uma forma simples: vermelho significa infectado, amarelo indeterminado e verde significa que o exame deu negativo para covid-19.

A professora afirma ainda que essa luz é a mesma usada para ler código de barras, o que dispensa a necessidade de um celular super moderno, mas ela alerta que a ideia inicial não é de que o usuário possa fazer o teste em sua casa. Isto porque, apesar de ser simples, o teste deve ser feito pelo profissional de saúde, em unidades de saúde ou farmácias, onde a coleta do sangue ou saliva deve ser feita com segurança.

O projeto é coordenado pela Escola de Engenharia da UFMG, mas tem o apoio de outras escolas como veterinária e biologia. Ao todo, 15 professores participam da pesquisa.

Mesmo em fase inicial, muitas etapas já foram publicadas em revistas científicas, então a expectativa é de que o kit de teste para celular esteja disponível em um espaço curto de tempo.

Edição: Ana Pimenta