Pesquisadores da UnB desenvolvem equipamento que acelera cicatrização

UnB

Publicado em 10/08/2020 - 08:45 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Pé diabético é uma das complicações que podem ocorrer quando a diabetes está descontrolada. Com a pele mais frágil, podem surgir feridas nos membros inferiores difíceis de curar. Para acelerar essa cicatrização, um grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília desenvolveu um equipamento que usa luz de led e látex.

 

A coordenadora do estudo, Suélia Rodrigues Fleury Rosa, conta como ele pode auxiliar nesse processo. O projeto foi batizado com o nome Rapha, que significa curar em hebraico. Os primeiros testes clínicos aconteceram em 2013. Na última etapa, mais de cem pacientes foram tratados com a nova tecnologia. De acordo com a pesquisadora, o equipamento teve respostas muito positivas. Acompanhe na reportagem de Beatriz Evaristo.

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo