Dispositivo criado pela Fiocruz pode popularizar teste de covid-19

Publicado em quinta-feira, 3 Setembro, 2020 - 16:30 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz e a empresa de tecnologia Visuri desenvolveram um novo método para diagnóstico da covid-19, que pode popularizar o teste molecular usado para detectar a infecção. O dispositivo portátil batizado de OmniLAMP atua identificando a presença do material genético do SARS-CoV-2. A testagem, segundo a Fiocruz, tem segurança semelhante ao exame PCR. Além de mais barata, a nova técnica demanda menos tempo para a realização. O resultado fica pronto em 30 minutos e pode ser acessado pelo celular, em aplicativo próprio. Outro diferencial é que o OmniLAMP demanda uma estrutura laboratorial de baixa complexidade.

O método detecta RNA viral a partir do material coletado no nariz e na garganta. Ao final da reação, as amostras positivas geram um sinal que é interpretado automaticamente pelo software do equipamento.

Testes clínicos do equipamento apontaram para uma sensibilidade de 97% e uma especificidade de 100%, o que, segundo o pesquisador da Fiocruz, Rubens do Monte, dá confiabilidade ao resultado.

A pesquisa para desenvolver o OminiLAMP é anterior à pandemia de covid-19 e começou em 2018, com foco no diagnóstico de dengue, zika e chikungunya. Com a chegada do coronavírus, em março deste ano, os pesquisadores direcionaram os esforços para tornar o dispositivo capaz de identificar o SARS-CoV-2.

De acordo com o pesquisador da Fiocruz, o dispositivo está em fase final de certificação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Enquanto aguardam a certificação, as instituições envolvidas já discutem como se dará a produção dos dispositivos e kits de teste. A Visuri vai produzir os dispositivos portáteis, enquanto o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), pode ficar responsável pela produção dos kits.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo