Estudo revela hábitos de ancestrais do litoral brasileiro

Publicado em quarta-feira, 16 Setembro, 2020 - 20:32 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Populações pescadoras e coletoras que viveram no litoral do Rio Grande do Sul até a Bahia entre 8 mil  e mil anos tinham o costume de cultivar alimentos em grandes montes feitos de areia, terra e conchas - os sambaquis - onde são encontrados restos alimentares, ferramentas, armas, adornos e sepultamentos. Esses montes, com alturas variáveis, têm alta visibilidade e se destacam na paisagem litorânea.

A descoberta foi das arqueólogas do Museu Nacional, Rita Scheel-Ybert e Célia Boyadjian, que apresentaram um estudo que trata do tema, publicado recentemente no periódico internacional Journal of Anthropological Archaeology. 

O estudo traz uma visão totalmente nova sobre a organização social dos grupos que habitavam a região costeira do Brasil, que não só cultivavam hortas domésticas, como também modificaram a paisagem no entorno, aumentando o número de plantas frutíferas e deixando marcas na paisagem.

Os sambaquis são sítios arqueológicos bastante comuns em toda a costa do Brasil, testemunhos de uma ocupação milenar que durou de pelo menos 8.500 a 1.000 anos atrás. São montes cujo tamanho pode chegar até 70 metros de altura por centenas de metros de diâmetro. Eles foram moldados a partir de conchas e sedimentos, contendo ossos de peixes, carvões, artefatos diversos, entre outros.

As pessoas viviam no entorno de grandes lagoas, baías e estuários, onde  sepultavam seus mortos, realizavam rituais elaborados, cultuavam seus deuses, honravam seus antepassados, confraternizavam em festas e banquetes funerários e reforçavam seus laços sociais através de trocas de comida e do trabalho comunitário.

Durante muito tempo, seus construtores foram considerados pescadores-coletores “primitivos”. No entanto, evidências de uma grande diversidade de plantas selvagens e de plantas domesticadas como cará, batata-doce, araruta, abóbora e milho demonstram que a pesca e a coleta eram associadas à prática de horticultura nesses locais.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo