Pesquisadores da USP desenvolvem lente fotográfica mais fina do mundo

Ela tem a espessura menor que a de um fio de cabelo

Publicado em 21/09/2020 - 11:22 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Uma lente fotográfica mil vezes mais fina que um fio de cabelo foi desenvolvida por cientistas da Universidade de São Paulo.

A tecnologia inovadora que, a olho nu, beira o impossível, é o que os pesquisadores chamam de metalente, como explica o professor Emiliano Resende, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação do campus São Carlos.

A lente plana e ultrafina é resultado da pesquisa de doutorado do engenheiro Augusto Martins. Ele explica que realizou parte do projeto na Universidade de York, na Inglaterra. Lá, recebeu treinamento para usar os equipamentos e trabalhou na fabricação das metalentes.

Além da universidade inglesa, a pesquisa também tem a colaboração da Universidade Sun Yat-sen, da China, e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O professor Emiliano Resende, que é um dos orientadores da pesquisa científica, fala sobre a possibilidade de aplicação dessa nanotecnologia nos eletrônicos que usamos diariamente.

Por enquanto, as imagens foram obtidas apenas na cor verde. Agora, os pesquisadores trabalham para que seja possível reproduzir as demais cores.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo