UnB lança app para egressos do sistema prisional

Escritório Social Virtual deve ser disponibilizado em março

Publicado em segunda-feira, 28 Setembro, 2020 - 11:21 Por Maíra Heinen - Brasília

Um aplicativo para celular em desenvolvimento na UnB, a Universidade de Brasília, vai trazer todas as informações necessárias para que egressos do sistema prisional de todo o país tenham acesso a redes de serviços de apoio públicos e da sociedade civil. É o Escritório Social Virtual.

Atualmente, pessoas que deixam o sistema penal precisam se deslocar para os escritórios sociais físicos para ter acesso aos serviços.

O programa vai oferecer informações sobre qualificação profissional, moradia, documentação e saúde, por exemplo.

Um dos grandes interesses de ex-detentos é também a possibilidade de acessar o Sistema Eletrônico de Execução Unificado. Ele centraliza a gestão de processos de execução penal em todo o país e permite o acompanhamento de prazos de progressão de regime. Também apresenta pesquisa com indicativos gráficos para demonstrar a situação do sentenciado.

A previsão é que em março o aplicativo já possa ser disponibilizado; mas, a ferramenta ainda deve passar por uma série de testes.

O Escritório Social Virtual está em desenvolvimento pela UnB em parceria com o CNJ, Conselho Nacional de Justiça, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos.

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Governo Federal abre linha de crédito para pequenas e médias empresas

Para comemorar os 20 anos de criação do Funttel, Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, o governo federal anunciou nesta terça-feira (24) a abertura de duas linhas de crédito para pequenas e médias empresas do setor.

Baixar arquivo
Saúde

Principal meio de socorro de ribeirinhos, ambulanchas são doadas no AM

Embarcações levam pacientes de áreas de difícil acesso para o hospital. Cinco delas foram doadas para as Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro e de Puranga Conquista e da Área de Proteção Ambiental do Rio Negro, no Amazonas, pela Fundação Amazonas Sustentável em parceria com a Embaixada da França.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil supera 170 mil mortes por Covid-19

O Brasil superou nessa terça-feira as 170 mil mortes causadas pela Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, foram 630 mortes registradas nessa terça, o que aumentou para 170.115 o número de vidas perdidas no país.

Baixar arquivo
Economia

Aneel pretende reduzir tarifa de energia dos consumidores do Amapá

A diretoria da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica - indicou nesta terça-feira (24) que pretende reduzir o valor da tarifa dos consumidores do Amapá. O prazo final para a decisão sobre o reajuste anual no estado é na próxima segunda-feira, dia 30.

Baixar arquivo
Justiça

SP:seguranças que chicotearam jovem são condenados a 10 anos de prisão

O adolescente negro de 17 anos foi despido, amarrado e açoitado com fios elétricos por furtar dois chocolates. Agressores filmaram e publicaram o vídeo nas redes sociais. Caso ocorreu em unidade do Ricoy, em 2019, e decisão é da 2ª instância. A condenação é por crime de tortura, cárcere privado e divulgação de nudez de vulnerável.

Baixar arquivo