Anvisa suspende pesquisa sobre tratamento da covid-19 com plasma

Testes vinham sendo realizados no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo

Publicado em 20/11/2020 - 14:39 Por Anna Luisa Praser - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu uma pesquisa de tratamento para a covid-19 que utiliza plasma sanguíneo extraído de cordões umbilicais e placentas humanas. O motivo da suspensão foi um evento adverso grave que não teve os detalhes divulgados.  

Os testes vinham sendo realizados pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

O plasma, que é a matéria-prima do estudo, é a parte líquida do sangue onde são encontradas células como hemácias e glóbulos brancos, além de nutrientes.

De acordo com nota divulgada pela Anvisa, a pausa nos testes é para verificar a segurança do ensaio. Agora, serão analisados todos os dados recebidos da ocorrência e avaliar se vale a pena dar continuidade aos estudos. Para isso, serão considerados todos os riscos e os benefícios desse tratamento.

 A intercorrência aconteceu no dia 17 de novembro, mas a agência só publicou informações sobre o caso nessa quinta (19) à noite. A nota destacou ainda que esse tipo de interrupção é comum, e faz parte dos procedimentos de boas práticas clínicas esperadas para os estudos conduzidos no Brasil. A Anvisa ressaltou ainda que esse estudo não tem relação nenhuma com as vacinas que estão sendo testadas aqui no país.

É importante lembrar que o evento adverso nem sempre tem uma causa diretamente relacionada com o objeto de estudo. Ele pode acontecer durante ou depois do uso de um medicamento, mas não ter sido causado por ele. O termo é muito confundido com reação adversa, que é quando acontece um efeito prejudicial ou não desejado, de maneira imprevista, depois do uso de uma medicação.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo