Universo: Como pesquisas na Estação Espacial são aplicadas na Terra?

Agência Espacial Europeia destaca os feitos em 20 anos do homem na ISS

Publicado em 30/11/2020 - 12:11 Por Adrielen Alves - Brasília

O mês era Novembro, o ano 2000.

Pela primeira vez, o homem chegava à Estação Espacial Internacional, a cerca de 400 km de altitude.

O laboratório na órbita do planeta Terra foi construído em cooperação internacional com 15 países e desde então é palco de experimentos científicos de várias agências.

E para marcar a data, a Agência Espacial Europeia destaca as principais descobertas feitas por lá nas duas últimas décadas.
 

A maioria, na área da saúde – principalmente a dos astronautas, mas que trazem ganhos para toda a humanidade.

Um experimento que investigava o estresse dos astronautas e o impacto no sistema imunológico, por exemplo, desenvolveu uma técnica para analisar o estado de saúde dos cientistas usando a menor amostra possível de sangue. A tecnologia criada no espaço, hoje está sendo usada pela comunidade médica no cuidado de recém-nascidos em risco.

Outro problema que causa bastante preocupação é a osteoporose, que é acelerada durante o voo espacial. E a doença que torna os ossos frágeis pôde ser estudada durante as missões.

Graças às investigações que mostraram o envelhecimento acelerado dos astronautas, foi possível entender que a acidez aumenta a perda óssea e que ela pode ser combatida com menos ingestão de sal e com pílulas de bicarbonato. Resultado que, na Terra, levaria décadas para ser analisado.

De acordo com a ESA, uma pesquisa com a mistura de líquidos em baixa gravidade tem reflexos na indústria farmacêutica. É que os cientistas analisam a interação de dois líquidos e os resultados são úteis para empresas que desenvolvem medicamentos à base de anticorpos e no tempo de validade destes remédios.

Foram cerca de 400 experiências da Agência Espacial Europeia e outras milhares da Nasa, além da Agência Espacial Canadense, do Japão e da Rússia.

Últimas notícias
Internacional

Família palestina-brasileira tenta resgatar prisioneiro de Israel

Islam Hamed, o palestino-brasileiro, foi preso a primeira vez quando tinha 16 anos, acusado de ter atirado pedras em soldados israelenses. Hoje está com 38 anos.

Baixar arquivo
Justiça

Violência processsual contra jornalistas tenta silenciar profissionais

Em novembro, o juiz Rudson Marcos, de Santa Catarina, condenou a jornalista Schirlei Alves por difamação. O crime? Ter revelado as humilhações sofridas pela jovem Mariana Ferrer por parte do advogado de defesa do empresário André Aranha, acusado de estupro.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital em Alagoas é habilitado para transplante de coração pelo SUS

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Quase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento

As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.

Baixar arquivo
Geral

Dia da Consciência Negra será feriado nacional

O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Número de resgatados de trabalho análogo à escravidão é recorde

Um total de 2.847 trabalhadores foram resgatados entre janeiro e novembro deste ano de trabalho análogo à escravidão no Brasil. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos.

Baixar arquivo