Universo: Como pesquisas na Estação Espacial são aplicadas na Terra?

Agência Espacial Europeia destaca os feitos em 20 anos do homem na ISS

Publicado em 30/11/2020 - 12:11 Por Adrielen Alves - Brasília

O mês era Novembro, o ano 2000.

Pela primeira vez, o homem chegava à Estação Espacial Internacional, a cerca de 400 km de altitude.

O laboratório na órbita do planeta Terra foi construído em cooperação internacional com 15 países e desde então é palco de experimentos científicos de várias agências.

E para marcar a data, a Agência Espacial Europeia destaca as principais descobertas feitas por lá nas duas últimas décadas.
 

A maioria, na área da saúde – principalmente a dos astronautas, mas que trazem ganhos para toda a humanidade.

Um experimento que investigava o estresse dos astronautas e o impacto no sistema imunológico, por exemplo, desenvolveu uma técnica para analisar o estado de saúde dos cientistas usando a menor amostra possível de sangue. A tecnologia criada no espaço, hoje está sendo usada pela comunidade médica no cuidado de recém-nascidos em risco.

Outro problema que causa bastante preocupação é a osteoporose, que é acelerada durante o voo espacial. E a doença que torna os ossos frágeis pôde ser estudada durante as missões.

Graças às investigações que mostraram o envelhecimento acelerado dos astronautas, foi possível entender que a acidez aumenta a perda óssea e que ela pode ser combatida com menos ingestão de sal e com pílulas de bicarbonato. Resultado que, na Terra, levaria décadas para ser analisado.

De acordo com a ESA, uma pesquisa com a mistura de líquidos em baixa gravidade tem reflexos na indústria farmacêutica. É que os cientistas analisam a interação de dois líquidos e os resultados são úteis para empresas que desenvolvem medicamentos à base de anticorpos e no tempo de validade destes remédios.

Foram cerca de 400 experiências da Agência Espacial Europeia e outras milhares da Nasa, além da Agência Espacial Canadense, do Japão e da Rússia.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo