Pesquisadores da UFRJ descobrem mecanismo celular ligado à obesidade

Publicado em 09/12/2020 - 17:43 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizada em parceria com cientistas da Universidade da Califórnia comprovou de forma inédita um mecanismo celular que pode ajudar no controle da obesidade. Os testes em camundongos mostraram que o bloqueio de uma proteína que existe dentro das células leva à maior queima de energia na camada de gordura marrom do corpo.

 

De acordo com o professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ, Marcus Oliveira, , espera-se que a descoberta tenha impacto também na camada de gordura branca, que é a acumulada com a obesidade. O próximo passo da pesquisa é comprovar esse efeito.

 

A ativação dessa gordura marrom já tinha sido comprovada com o estímulo de adrenalina, como nos casos extremos em que o corpo precisa queimar gordura para a sua própria sobrevivência. No entanto, a adrenalina não pode ser usada para esses fins, por causa dos efeitos nocivos que pode provocar em órgãos essenciais do corpo, como o coração.

 

Isso motivou a busca por uma outra forma de ativação, nos estudos que foram iniciados há seis anos, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro. Oliveira acrescenta que os pesquisadores também vão buscar replicar os resultados obtidos nas cobaias em tecido humano e partir em busca de uma forma de bloquear essa proteína de maneira isolada nas células de gordura marrom.

 

Ele acredita que a descoberta abre um novo caminho para ajudar pessoas que sofrem com a obesidade, mas não conseguem emagrecer com mudança de hábitos, por questões genéticas ou metabólicas. Oliveira destaca que a obesidade está associada a diversas doenças crônicas como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, o que reforça a importância da pesquisa.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo