Tríplice viral confere menos chance de ter sintomas de covid-19

Constatação é de pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado em 27/01/2021 - 13:41 Por Nelson Lin - São Paulo

A vacina tríplice viral contém vírus atenuados de caxumba, sarampo e rubéola; faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada em bebês de até 1 ano, sendo opcional o reforço para crianças de até 4 anos e outro reforço para adultos a partir de 20 anos.

Nos dados preliminares dos estudos coordenados pelo professor Edison Fedrizzi, da Universidade de Federal de Santa Catarina, foi constatado que quem tomou a tríplice viral teve 54% menos chances de ter sintomas da covid-19 e 74% menos chances de ser hospitalizado.

De acordo com o professor da UFSC, Edison Fedrizzi, isso pode ser explicado porque o corpo produz uma reação imune natural contra todos os antígenos quando recebe uma vacina de vírus atenuado ou inativo.

Ainda de acordo com o professor Fedrizzi, a vacina tríplice viral mostrou efetividade de 3 a 4 meses quando tomada na primeira dose e pode ter efetividade de até 8 meses na segunda dose de reforço.

Ele ressalta que a tríplice viral não substitui as vacinas específicas que estão sendo distribuídas atualmente, mas pode contribuir para evitar casos graves nos grupos que não prioritários dessa primeira leva da vacinação.

Atualmente, a vacina tríplice viral é produzida pela Fiocruz. Presente nas campanhas de vacinação desde os anos 70, os efeitos adversos conhecidos da vacina são poucos graves como dor no local da injeção e uma porcentagem menor de pessoas pode ter febre baixa e mal-estar.

Infelizmente a cobertura vacinal da tríplice viral tem diminuído nos últimos anos e, como consequência, o país perdeu em 2019 o registro de erradicação do sarampo. Em 2018, houve mais de 10 mil casos de sarampo com 10 mortes. Por isso, independente da tríplice viral eventualmente prevenir a covid-19, é importante manter sua carteira de vacinação em dia.

 

 

* Produção de Michele Moreira

 

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo