Aprovado leilão de frequências do 5G pela Anatel

TCU analisa preço dos lances dos blocos que serão leiloados

Publicado em 26/02/2021 - 13:59 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

O edital para o leilão de frequências do 5G foi aprovado pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e agora segue para o TCU - Tribunal de Contas da União, que vai analisar o preço dos lances dos blocos que serão leiloados. Para que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre, é preciso que essa avaliação aconteça em até 50 dias.

Durante coletiva na manhã desta sexta-feira (26), o ministro das Comunicações, Fabio Faria, afirmou que o 5G é um marco para o desenvolvimento do país, especialmente para as empresas e indústrias que podem usar a nova tecnologia para melhorar sua produtividade e performance.

Para ele, conectar a cadeia produtiva é um grande ganho e deve impactar positivamente na economia. O 5G é a geração das redes de comunicação móvel e promete velocidade até 20 vezes superior ao 4G, com maior consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. 

O edital oferece quatro frequências. As empresas compram o direito de usá-las para oferecer seus serviços. Como não se trata de um leilão arrecadatório, parte do valor será usada para levar internet para áreas sem conexão, como cidades pequenas e rodovias, por exemplo. 

A expectativa é que a tecnologia chegue para os usuários de telefonia móvel das grandes cidades até final de julho de 2022.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo