Fiocruz sugere restrição de atividades e máscara em 80% da população

Recomendação pode reduzir 40% da transmissão no país

Publicado em 24/03/2021 - 13:42 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sugerem a adoção de medidas rígidas para o bloqueio da transmissão da doença em todos os estados, capitais e municípios que se encontram na zona de alerta crítico. A recomendação está em mais uma edição extraordinária do Boletim do Observatório Covid-19.

As principais sugestões da Fiocruz são a restrição das atividades não-essenciais por cerca de 14 dias, para redução de aproximadamente 40% da transmissão, e o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população.

O documento divulgado nessa terça-feira (23), destaca ainda o agravamento do cenário nacional, que apresenta números extremamente altos de casos de mortes diárias por covid-19, a permanência da tendência de aceleração da transmissão vírus e o quadro muito crítico das taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 no Sistema Único de Saúde em todo o Brasil.

Nesta semana o Grupo Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, emitiu nota em que também pontua a necessidade da adoção de medidas urgentes para reverter a escalada nacional de infecções e mortes pelo coronavírus no país.

O pesquisador da UFRJ e integrante do grupo, Guilherme Travassos, alerta que somente a vacinação em massa para todos os grupos vai frear a evolução da pandemia, mas enquanto isso não acontece é preciso intensificar as medidas de isolamento social.

Segundo os pesquisadores, nas duas últimas semanas foi observado no Centro de Triagem e Diagnóstico para Covid-19 da UFRJ  um aumento significativo do número de testes positivos em relação às duas semanas anteriores, o que, segundo eles, representa risco de aumento da transmissibilidade e, consequentemente, um potencial de explosão de casos nas próximas semanas.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prefeitura do Rio reduz restrições e autoriza atividades coletivas

A Prefeitura do Rio de Janeiro avançou na flexibilização das restrições para conter a pandemia de covid-19. Agora é permitido fazer atividades coletivas tanto em espaços públicos, quanto em áreas particulares. Mas a permanência nesses locais, apenas por lazer continua vetada.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil receberá 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer até junho

Quase dois milhões de doses da vacina da Pfizer serão antecipados ao Brasil, entre abril e junho.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo