Universo: medalhistas contam como a OBA guiou escolha profissional

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica está com inscrições abertas

Publicado em 14/05/2021 - 09:55 Por Adrielen Alves - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Que 2021 é ano de olimpíada todo mundo já sabe, mas tão bom quanto assistir às competições é ouvir quem já subiu ao pódio.

E não estou falando aqui de Tóquio, nem dos jogos que estão marcados para começar 23 de julho, mas, sim da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que tem provas marcadas para os próximos dias 27 e 28.

E para quem é medalhista, o discurso da vitória, em coro, é que a competição é, sem dúvida, o início de uma trajetória científica – acadêmica e profissional.

É o que conta Laís Borbolato, duas vezes medalha de ouro na OBA e hoje, com 20 anos, estudante de Astronomia da Universidade de São Paulo.

''A OBA me ajudou a decidir minha carreira. Estava entre engenharia e astronomia e com todo o contato com profissionais da área e a matéria de astronomia em si, decidi que era o que eu queria para minha vida, que eu queria pesquisar, aprender mais. Foi aí que eu tive a certeza e a olimpíada me ajudou muito a não desistir”, diz.

Laís pesquisa o formato e estrutura da Via Láctea, além de fazer parte de iniciativas para inclusão de mulheres na carreira e divulgação da astronomia.

''Hoje, eu faço pesquisas sobre o formato da nossa galáxia e para o futuro quero continuar contribuindo para a ciência e desenvolver as áreas da astronomia. Eu quero me tornar referência para outras pessoas, que elas possam se inspirar em mim”, declara.

E quando o assunto é pódio, Giovanna Girotto, de 18 anos, estudante de Engenharia Mecânica na USP, também sabe muito.

Ela participou quatro vezes da OBA, e acumula três medalhas de ouro e uma de prata no currículo. Daí, veio a oportunidade de representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na Hungria, quando ganhou mais uma medalha, de bronze, em 2019. E foi durante as provas da competição que ela percebeu seu interesse pela ciência.

“Antes eu não tinha ideia do que eu queria fazer, que profissão gostaria de exercer. A partir do momento que fui para esta área mais olímpica, eu percebi que eu tinha afinidade muito grande para exatas e ciências'', diz.

Como Laís, Giovana disse que a OBA ajudou a guiar a escolha profissional e percebeu sua afinidade com as exatas. E cursando engenharia, está de olho na área aeroespacial.

“Fazendo engenharia mecânica eu consigo atuar em várias áreas aeroespaciais. Então, futuramente eu espero continuar estudando astronomia. Estou hoje em uma equipe que estuda nanossatélites e quem sabe trabalhar com o setor espacial no futuro”, diz.

E assim como nos Jogos de Tóquio, que foram remarcados, do ano passado para cá, com a pandemia, a OBA também fez adaptações em prazos e logística. As provas serão aplicadas de forma online e presencial nas escolas.

A mudança também vale para Mostra Brasileira de Foguetes. A MOBFOG 2021 contará com lançamentos de foguetes reais, quando é aferida a distância entre o ponto de partida e chegada do foguete por um adulto, e virtuais, quando é registrado o apogeu do artefato.

A modalidade virtual foi uma forma de dar a volta por cima e que veio para ficar segundo o estudante de Engenharia da Computação da Universidade de Brasília e ex-participante da OBA, Pablo Arruda.

De apaixonado pelo tema ele passou a incentivar outros estudantes e hoje é coordenador de olimpíadas científicas em uma escola particular no Distrito Federal.

''De fato tem um impacto positivo na sociedade. E é isso que o estudante tem que entender. Enquanto estudante ele vai ter certos prestígios como medalha e premiação e fora da escola ele vai poder aplicar tudo que ele teve de conhecimento como estudante olímpico em projetos reais'', afirma.

Se você é estudante do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio converse na sua escola para saber se já foi feita a inscrição. E tome nota que tem prazo vencendo. Para as instituições que vão participar pela primeira vez, o prazo para a inscrição na OBA termina neste sábado, dia 15.

Já para aquelas que já participam e interessados na MOBFOG o prazo vai até o dia 20 de maio.

Mais informações é só acessar www.oba.org.br.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo