Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 é inaugurado em Sorocaba

Bolsonaro falou sobre importância do 5g para o agronegócio

Publicado em 25/06/2021 - 14:59 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília


Em visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, São Paulo, o Presidente Jair Bolsonaro participou, nesta sexta-feira (25), da inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 e conheceu, de perto, as facilidades da internet 5G, para o agronegócio, no Brasil.

Após uma série de demonstrações tecnológicas, com o uso da 5G, Bolsonaro reconheceu importância da ferramenta para as atividades no campo, com recursos inteligentes que otimizam a produção, sobretudo no agronegócio. Ao lado do presidente, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, afirmou que o agronegócio é o principal setor que vai crescer com a internet 5G. O ministro espera que em até 2 meses possa ocorrer no Brasil o leilão das frequências para uso da tecnologia 5G pelas empresas.

Na mesma cerimônia, em um centro universitário privado de Sorocaba, Jair Bolsonaro comemorou a primeira etapa para aprovação do Projeto de Lei 490, que revê a política de demarcação de terras indígenas. Ele defendeu que os povos tradicionais possam explorar, comercialmente, as terras e que o 5G vai ajudar nessa ação.

O Projeto de Lei segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados. Indígenas de diversas etnias vêm protestando contra o projeto nessa semana na esplanada dos ministérios, em Brasília. Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o texto facilita a exploração e a apropriação das terras indígenas.

O centro de excelência em tecnologia, inaugurado nesta sexta-feira (25), vai unir, - segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - conhecimento, inovação e desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em Internet das Coisas – termo usado para se referir à conexão entre objetos do cotidiano - e robótica.

Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a metodologia utilizada no centro deve ser replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, em universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, em áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

* Matéria corrigida em 12/07/2020, às 15h05. Diferente do foi publicado, o Parque Tecnológico de Sorocaba está a cerca de 100 quilômetros da capital paulista e não a cerca de 400 quilômetros. 

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo