Novos testes de covid podem acelerar testagem em massa no Brasil

Exames utilizam saliva para detectar o vírus e têm alta sensibilidade

Publicado em 23/06/2021 - 19:18 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, desenvolveram dois novos métodos para identificar casos de covid-19, com potencial para acelerar a testagem em massa no país.

Os dois testes utilizam a saliva para detectar o vírus e têm alta sensibilidade, a exemplo do teste padrão ouro RT-PCR; e ainda com a vantagem de ser ao menos um terço do preço do RT-PCR, que atualmente custa entre R$ 300 e R$ 450.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Ronaldo Censi Faria, o primeiro teste desenvolvido por eles utiliza um dispositivo com o mesmo princípio de funcionamento do medidor de glicose; e o resultado sai entre 30 a 60 minutos, sendo possível receber o exame na tela do celular.

Além disso, Ronaldo Censi também falou que por meio desse método, há possibilidade de se detectar outras doenças ou condições como Alzheimer, Leichmaniose, câncer ou hanseníase.

No outro teste desenvolvido por eles, os pesquisadores utilizam uma plataforma já amplamente utilizada pelos laboratórios, chamada ELISA, que faz a leitura de enzimas, e que permite a análise de 96 amostras de saliva a cada meia hora. Desta forma, aumenta a quantidade de testes que podem ser feitos por dia, segundo Ronaldo Censi. 

Ainda de acordo com os pesquisadores, por utilizar uma tecnologia já utilizada por laboratórios, esse tipo de teste poderia ser rapidamente adotado por empresas interessadas e resolver dois gargalos da testagem em massa no país: o custo dos testes e o tempo de diagnóstico.

* Com produção de Renato Lima.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Relator da PEC dos Precatórios muda texto para viabilizar auxílio

O relator da PEC dos Precatórios apresentou novo texto nesta quinta-feira que altera a regra de correção do teto de gastos para abrir espaço fiscal para novo programa social do governo federal, o Auxílio Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria núcleo para atender familiares de vítimas de feminicídio

Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio oferece atividades psicossociais e psicopedagógicas, além do incentivo ao esporte e às artes. O atendimento é feito por profissionais da Secretaria de Assistência à Vítima, de diversas especialidades, e poderá ser presencial ou virtual.

Baixar arquivo
Economia

Aneel autoriza aumento de até 16% na conta de luz em SP, GO e DF

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, autorizou nesta quinta-feira o aumento da conta de luz em até 16% para quase 8 milhões de consumidores do Distrito Federal, Goiás e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank é a instituição que mais tem reclamações no Banco Central

BC divulgou o ranking de reclamações registradas ao longo do terceiro trimestre de 2021. O levantamento aponta quais são as principais insatisfações dos clientes de bancos e empresas financeiras em relação aos serviços prestados por essas instituições.

Baixar arquivo
Geral

SP: Tribunal de Contas faz vistoria em obras paradas no estado

O TCE fez uma vistoria surpresa em obras paradas no estado de São Paulo. E o que se viu foram escolas e creches abandonadas, prédios de unidades de saúde que ficaram pela metade e estruturas de água e esgoto que já deveriam ter sido entregues, mas nunca foram concluídas.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa recebe pedido de testes humanos de vacina brasileira em spray

Um grupo de pesquisadores brasileiros apresentou, nesta quinta-feira, à Anvisa o pedido para testar em voluntários humanos uma nova vacina contra a covid-19.

Baixar arquivo