Uso de perfis robôs aumenta nas redes sociais

Perfis podem até roubar dados dos usuários

Publicado em 22/06/2021 - 08:22 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nos últimos anos, o uso de robôs se intensificou nas redes sociais. Muitas vezes são perfis automatizados que se passam por humanos para manipular o debate e roubar dados dos demais usuários. Mas como identificar esse tipo de perfil?

A pesquisadora em Democracia e Tecnologia no Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Thayane Guimarães, lista alguns critérios para ficar de olho. Um deles é o random, aquela palavra que vem logo depois da arroba.

Desde o começo do ano, as plataformas de redes sociais intensificaram o bloqueio e a exclusão de perfis considerados inautênticos e de conteúdos produzidos por eles. As empresas que administram as redes justificam a medida como forma de combater a desinformação e o discurso de ódio.

O monitoramento dos usuários e das postagens é feito basicamente de duas formas: a partir de denúncias de outros usuários ou com o uso de inteligência artificial que identifica padrões de comportamento suspeitos.

O professor de Direito e Regulação da Informação da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, Nicolo Zingales, avalia que, apesar de essas medidas gerarem grandes debates, elas ainda não são suficientes.

Essas propostas já foram apresentadas aos representantes das redes sociais no Brasil e nos Estados Unidos, mas nenhuma das empresas respondeu. Enquanto isso, a regulação do uso das plataformas foi tema de forças-tarefas da Justiça nas eleições de 2018 e de 2020. E o Tribunal Superior Eleitoral abriu um canal na ouvidoria para receber sugestões para a eleição do ano que vem.

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Raquel Mariana/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Conitec recomenda consulta pública sobre tratamento de covid-19

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, recomendou hoje (21) o encaminhamento para consulta pública das diretrizes sobre os medicamentos para tratamento de covid-19. A reunião extraordinária da Conitec ocorreu na manhã desta quinta-feira e durou cerca de cinco horas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

7 mil crianças e adolescentes são mortos a cada ano, diz UNICEF

7 mil crianças e adolescentes, em média, são mortos a cada ano no Brasil. E 45 mil meninos e meninas sofrem violência sexual no país anualmente, desde 2016.

Baixar arquivo
Educação

Rondônia proibe que escolas usem linguagem neutra, como o "todes"

A linguagem neutra propõe o uso de expressões e troca de letras em palavras para evitar a binaridade entre os gêneros masculino e feminino. Por exemplo, amigos ficaria “amigues” e os pronomes ele e ela, ficariam “elu”.

Baixar arquivo
Esportes

Cidade de São Paulo realiza Jogos LGBTQIAP+ para promover a inclusão

A competição vai contar com três modalidades: futebol de campo, futsal e vôlei. Ainda dá tempo de se inscrever, mas é preciso correr, o prazo termina a meia noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Economia

MG: Greve dos transportadores de combustíveis causa corrida aos postos

Postos de combustíveis na região metropolitana e em outras regiões do estado amanheceram com filas de veículos nesta sexta-feira. Os motoristas correram para abastecer após o anúncio da greve dos transportadores de combustíveis.

Baixar arquivo
Geral

Entrevista é Nacional: como transformar uma ideia em um negócio

Neste episódio do podcast Entrevista é Nacional, o apresentador do programa Brasil Rural conversa com o coordenador de empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Baixar arquivo