Covid: Anvisa autoriza estudo para avaliar eficácia da Proxalutamida

Serão avaliados 50 pacientes: 12 de Roraima e 38 de São Paulo

Publicado em 19/07/2021 - 13:30 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de um estudo no Brasil para avaliar a eficácia e a segurança do medicamento chamado Proxalutamida em pacientes com quadro leve a moderado de covid-19. Serão avaliados 50 pacientes – 12 de Roraima e 38 de São Paulo. Os pesquisadores querem entender como o medicamento funciona na redução da infecção viral e no processo inflamatório da doença.

Outros países também estão realizando pesquisas neste sentido: Alemanha, Argentina, África do Sul, Ucrânia, México, Estados Unidos.

No fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro chegou a citar o medicamento e disse que se reuniria com o ministro da saúde Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (19), para tratar do assunto.

O início de outros dois estudos também foi autorizado pela Agência, mas estes relacionados à vacina da AstraZeneca. Um deve avaliar a eficácia da aplicação de uma terceira dose do imunizante para aumentar a resposta imunológica. Devem participar da pesquisa pessoas que ficam muito expostas a contaminação, como profissionais de ambiente hospitalar.

Outro estudo é a avalização de uma nova versão da AstraZeneca, que no Brasil é fabricada pela Fiocruz. Essa nova versão, chamada de AstraZeneca AZD2816, tem modificações para fornecer imunidade contra a variante B.1.351, identificada inicialmente na África do Sul.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo