Covid: Anvisa autoriza estudo para avaliar eficácia da Proxalutamida

Serão avaliados 50 pacientes: 12 de Roraima e 38 de São Paulo

Publicado em 19/07/2021 - 13:30 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de um estudo no Brasil para avaliar a eficácia e a segurança do medicamento chamado Proxalutamida em pacientes com quadro leve a moderado de covid-19. Serão avaliados 50 pacientes – 12 de Roraima e 38 de São Paulo. Os pesquisadores querem entender como o medicamento funciona na redução da infecção viral e no processo inflamatório da doença.

Outros países também estão realizando pesquisas neste sentido: Alemanha, Argentina, África do Sul, Ucrânia, México, Estados Unidos.

No fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro chegou a citar o medicamento e disse que se reuniria com o ministro da saúde Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (19), para tratar do assunto.

O início de outros dois estudos também foi autorizado pela Agência, mas estes relacionados à vacina da AstraZeneca. Um deve avaliar a eficácia da aplicação de uma terceira dose do imunizante para aumentar a resposta imunológica. Devem participar da pesquisa pessoas que ficam muito expostas a contaminação, como profissionais de ambiente hospitalar.

Outro estudo é a avalização de uma nova versão da AstraZeneca, que no Brasil é fabricada pela Fiocruz. Essa nova versão, chamada de AstraZeneca AZD2816, tem modificações para fornecer imunidade contra a variante B.1.351, identificada inicialmente na África do Sul.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha pede cobrança de mais impostos sobre bebidas açucaradas

O excesso de açúcar é um dos responsáveis por cerca de três milhões de brasileiros com obesidade ou sobrepeso. O diabetes atinge a maior parte desses adultos, seguido pelas doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Baixar arquivo