Covid: estudo da UFPel vai analisar diferentes respostas de anticorpos

Serão testadas 500 pessoas da cidade de Pelotas

Publicado em 08/07/2021 - 19:10 Por Maíra Heinen* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um estudo inédito no país vai dar mais pistas sobre a imunidade de quem já teve contato com o coronavírus ou já foi vacinado.

Desde o ano passado a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem realizando a pesquisa chamada Epicovid19-BR. O diferencial dessa nova etapa é que os pesquisadores querem revelar partes diferentes do sistema imune, medindo no conjunto de anticorpos qual a proporção dessas moléculas é capaz de neutralizar a ação do vírus.

O professor Odir Dellagostin, chefe do Laboratório de Vacinologia do Centro de Biotecnologia da Universidade de Pelotas, explica que agora o estudo é um pouco mais aprimorado, e mede as variadas respostas que os anticorpos podem ter.

Os resultados dessa nova fase devem sair em cerca de quatro semanas. E os dados podem ajudar gestores a tomarem as melhores decisões para combater o vírus.

A metodologia é a mesma das outras fases do estudo. Serão testadas 500 pessoas nesse fim de semana. Haverá aplicação de questionário e coleta de sangue. A participação será apenas entre moradores da cidade de Pelotas.

* Com a produção de Daniel Lima.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo