Marco legal das startups começa a valer a partir desta terça (31)

Publicado em 31/08/2021 - 13:24 Por Tony Ribeiro - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

Passa a valer, a partir de hoje, a lei que institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador. A lei reconhece o empreendedorismo inovador como um incentivo ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O Ministério da Economia comemorou a entrada em vigor da lei através de uma ‘live’, que contou com a participação de representantes do Congresso Nacional e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Para o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, o marco legal vai melhorar a qualidade de vida e a oferta de serviços públicos.

“O marco legal de startups, ele vai chegar no cidadão no mais remoto município brasileiro. Ele tem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida, com o incremento da produtividade e melhoria da oferta de serviços públicos. Então, eu acho que temos um desafio de desmistificar, um grande esforço de guias de boas práticas, guias do passo a passo, dos colegas da gestão pública para todos remem nessa convergência que a gente conseguiu até esse momento”.

Startups são modelos de negócios baseados em inovações, ou seja, que apostam em formas de se fazer dinheiro ainda não experimentadas no mercado tradicional. Um exemplo disso é o modelo utilizado pelo Google, que cobra de seus anunciantes por cada click nos anúncios mostrados.
 
O Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia, Bruno Portela, estima que haja hoje, no Brasil, cerca de 15 mil startups.
 
Com supervisão de Ana Lúcia Caldas

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo