Pesquisa vai reproduzir células para estudar sintomas da covid

Estudo vai usar método de reprogramação celular

Publicado em 13/08/2021 - 14:16 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pesquisadoras da plataforma científica Pasteur-USP vão reproduzir células do sistema nervoso humano a partir de células-tronco e infectá-las com o coronavírus para estudar alguns dos sintomas causados pela covid-19, como perda de paladar, olfato, dores de cabeça e em alguns casos mais graves, até a demência.

A coordenadora da pesquisa Patrícia Beltrão Braga explicou que o método chamado de reprogramação celular foi desenvolvido em 2007 pelo cientista japonês Shiniya Yamanaka para desenvolver qualquer tipo de célula a partir de células tronco.

Na pesquisa dela, as células tronco são retiradas de dentes de leite e depois sofrem um processo de diferenciação para se transformarem em células do sistema nervoso e posteriormente, num processo controlado em um laboratório de biossegurança nível 3, elas são infectadas com o coronavírus.

Patrícia Beltrão explicou a importância de entender a forma como o coronavírus atinge as células cerebrais.

Com esse método, o grupo de pesquisadoras já desvendou a relação do zika vírus com a microcefalia em 2016 e também testou drogas que pudessem combater essa doença. A expectativa é que depois de descobrir como a covid-19 afeta o cérebro, sejam testados alguns medicamentos em laboratório para combater o vírus.

A pesquisa começou recentemente e a previsão é que as primeiras observações possam ser divulgadas daqui a seis meses e um estudo seja publicado em um ano.

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo