Entenda o uso da inteligência artificial no cotidiano

Publicado em 20/09/2021 - 08:30 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você já parou para pensar como são escolhidos os sites que aparecem em uma buscas na internet? Ou como determinado aplicativo de trânsito sabe qual o melhor trajeto para se chegar a um destino? Ou mesmo como uma rede social define o que aparece e o que não aparece na tela? Isso e muito mais é fruto da inteligência artificial, tecnologia que cresce a cada ano em praticamente todos os espaços da vida social e econômica. E esse tema está na pauta da Câmara dos Deputados em regime de urgência.

O neurocientista e professor livre docente da Universidade Federal de São Paulo, Álvaro Machado Dias, explica que a inteligência artificial não cria máquinas que pensam como humanos, mas sim modelos matemáticos chamados de algoritmos que têm a capacidade de aprender com a experiência.

"Que raios é inteligência artificial na prática? Não é o que as pessoas pensam, não é autonomia dos robôs e coisas delirantes assim. Não tem nada disso, hoje em dia, acontecendo. Na prática, quase toda a discussão sobre inteligência artificial que está acontecendo tem a ver com esse tal aprendizado de máquina que são sistemas de softwares que vão se transformando internamente conforme eles vão sendo usados, vão sendo treinados e assim por diante".

A inteligência artificial também pode ser usada para definir os riscos na venda de um seguro ou de um empréstimo; ou no atendimento ao público, por meio dos chamados chatbots, que conduzem uma conversa pela internet. Na saúde, pode ser usada para definir um diagnóstico ou tratamento. A inteligência artificial é usada também nos carros autônomos ou ainda para empresas mapearem o perfil dos possíveis clientes.

Para o gerente de Inovação e Tecnologia do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI), de São Paulo, Osvaldo Lahoz Maia, a customização de produtos, o aumento da produtividade e a ajuda na tomada de decisões são algumas das contribuições da inteligência artificial para as empresas.

"Quando você é produtor de uma máquina para fazer café: como é que você sabe qual tipo de café que sai mais? Onde você quer instalar uma máquina dessa? (...) Esse tipo de resposta a inteligência artificial ajuda a obter. Porque ela compara padrões e te devolve uma resposta em termos de probabilidade. Então, ela 'fala', tem 85% de possibilidade de sucesso se você instalar essa máquina em determinado ponto. Por que? Porque o perfil daquela população se encaixa mais com a tua máquina". 

Segundo os especialistas, a principal função da inteligência artificial hoje é processar um grande número de dados e apontar padrões que auxiliem nas tomadas de decisão. O coordenador de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Christian Perrone, destaca que uma das áreas mais promissoras para inteligência artificial é a da saúde.

"Desde a agricultura até a medicina, passando por utilizações das indústrias, de escritórios. O grande fronte da inteligência artificial hoje em dia, por exemplo, é o diagnóstico de imagem. A partir de uma série de imagens, por exemplo, de raio-x, você consegue entender mais claramente quando existe um problema médico, quando a gente precisa da utilização de um determinado  tratamento, etc".

A regulamentação da inteligência artificial no Brasil tem previsão de ser votada na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática ainda em setembro e no plenário da Casa até o final de 2021.

Série Inteligência Artificial

Confira a 2ª reportagem da série - Inteligência artificial traz impactos no mundo do trabalho; entenda

Confira a 3ª reportagem da série - Brasil tem alto consumo de inteligência artificial, mas falta pesquisa

Produção: Michele Moreira

Sonoplastia: José Maria Pardal

Edição: Raquel Mariano

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

MPF processa empresas de cimento e concreto por prática de cartel

De acordo com o MPF, os denunciados combinaram preços, criaram barreiras para os concorrentes e dividiram mercado entre si. Com isso, garantiram sobrepreço de cerca de 20% no valor do cimento e do concreto vendidos no mercado brasileiro entre 1987 e 2007. 

Baixar arquivo
Política

Facebook e Instagram vão mostrar aviso em postagens sobre eleições

Essa novidade, esse rótulo, é um trabalho conjunto das redes sociais com o Tribunal Superior Eleitoral para combater a desinformação e proteger o processo democrático, ajudando as pessoas a terem acesso a informações confiáveis sobre a votação. É o combate as fake news na prática.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança curso de formação específico para novo ensino médio

A expectativa do Ministério da Educação é que mais de 500 mil professores das redes pública e privada se inscrevam no curso. Os módulos das aulas serão divididos em cinco áreas do conhecimento. A novidade é a que trata do mundo do trabalho e se dedica à educação profissional.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração

A decisão, segundo o prefeito da cidade, Eduardo Paes, tem o respaldo do Comitê Científico, composto por especialistas que auxiliam a prefeitura nas decisões sobre a pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Como aproveitar melhor o tempo para responder às 180 questões do Enem

O candidato vai gastar a maior parte desse tempo resolvendo as 180 questões objetivas, de múltipla-escolha, cada uma tem apenas uma alternativa correta.

Baixar arquivo
Saúde

STJ decide que plano de saúde deve custear remédio de canabidiol

O Superior Tribunal de Justiça determinou que uma operadora de plano de saúde forneça medicamentos à base de canabidiol a um paciente diagnosticado com epilepsia grave. O canabidiol é extraído da Cannabis sativa, planta conhecida como maconha.

Baixar arquivo