Entenda o uso da inteligência artificial no cotidiano

Publicado em 20/09/2021 - 08:30 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você já parou para pensar como são escolhidos os sites que aparecem em uma buscas na internet? Ou como determinado aplicativo de trânsito sabe qual o melhor trajeto para se chegar a um destino? Ou mesmo como uma rede social define o que aparece e o que não aparece na tela? Isso e muito mais é fruto da inteligência artificial, tecnologia que cresce a cada ano em praticamente todos os espaços da vida social e econômica. E esse tema está na pauta da Câmara dos Deputados em regime de urgência.

O neurocientista e professor livre docente da Universidade Federal de São Paulo, Álvaro Machado Dias, explica que a inteligência artificial não cria máquinas que pensam como humanos, mas sim modelos matemáticos chamados de algoritmos que têm a capacidade de aprender com a experiência.

"Que raios é inteligência artificial na prática? Não é o que as pessoas pensam, não é autonomia dos robôs e coisas delirantes assim. Não tem nada disso, hoje em dia, acontecendo. Na prática, quase toda a discussão sobre inteligência artificial que está acontecendo tem a ver com esse tal aprendizado de máquina que são sistemas de softwares que vão se transformando internamente conforme eles vão sendo usados, vão sendo treinados e assim por diante".

A inteligência artificial também pode ser usada para definir os riscos na venda de um seguro ou de um empréstimo; ou no atendimento ao público, por meio dos chamados chatbots, que conduzem uma conversa pela internet. Na saúde, pode ser usada para definir um diagnóstico ou tratamento. A inteligência artificial é usada também nos carros autônomos ou ainda para empresas mapearem o perfil dos possíveis clientes.

Para o gerente de Inovação e Tecnologia do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI), de São Paulo, Osvaldo Lahoz Maia, a customização de produtos, o aumento da produtividade e a ajuda na tomada de decisões são algumas das contribuições da inteligência artificial para as empresas.

"Quando você é produtor de uma máquina para fazer café: como é que você sabe qual tipo de café que sai mais? Onde você quer instalar uma máquina dessa? (...) Esse tipo de resposta a inteligência artificial ajuda a obter. Porque ela compara padrões e te devolve uma resposta em termos de probabilidade. Então, ela 'fala', tem 85% de possibilidade de sucesso se você instalar essa máquina em determinado ponto. Por que? Porque o perfil daquela população se encaixa mais com a tua máquina". 

Segundo os especialistas, a principal função da inteligência artificial hoje é processar um grande número de dados e apontar padrões que auxiliem nas tomadas de decisão. O coordenador de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Christian Perrone, destaca que uma das áreas mais promissoras para inteligência artificial é a da saúde.

"Desde a agricultura até a medicina, passando por utilizações das indústrias, de escritórios. O grande fronte da inteligência artificial hoje em dia, por exemplo, é o diagnóstico de imagem. A partir de uma série de imagens, por exemplo, de raio-x, você consegue entender mais claramente quando existe um problema médico, quando a gente precisa da utilização de um determinado  tratamento, etc".

A regulamentação da inteligência artificial no Brasil tem previsão de ser votada na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática ainda em setembro e no plenário da Casa até o final de 2021.

Série Inteligência Artificial

Confira a 2ª reportagem da série - Inteligência artificial traz impactos no mundo do trabalho; entenda

Confira a 3ª reportagem da série - Brasil tem alto consumo de inteligência artificial, mas falta pesquisa

Produção: Michele Moreira

Sonoplastia: José Maria Pardal

Edição: Raquel Mariano

Últimas notícias
Esportes

Millôr Fernandes recebe homenagem pelo pioneirismo no frescobol

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, nesta sexta-feira, no Arpoador, zona sul da cidade, uma placa em homenagem ao jornalista e escritor Millôr Fernandes.

Baixar arquivo
Segurança

No Rio polícia desmonta quadrilha que roubava carros sob encomenda

Policiais civis prenderam, na manhã desta sexta-feira, vinte suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltos, roubos, furtos e receptação de veículos, no estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Corinthians enfrenta Boca Juniors nas oitavas de final

Foi sorteado também os adversários de Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Asteroide de 2 km de diâmetro passa próximo a Terra nesta sexta-feira

Ele vai passar a 4 milhões de quilômetros de distância da Terra, o equivalente a 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Aumento de satélites artificiais coloca em risco estudos astrônomicos

Atualmente são cerca de 5 mil em órbita, mas, de acordo com um estudo americano, outros 65 mil devem subir ir para o espaço nos próximos anos.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para renovação semestral do Fies vai até 30 de junho

Os estudantes do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, têm até 30 de junho para fazer aditamentos de renovação, dilatação e transferência dos contratos concedidos até o segundo semestre de 2017.

Baixar arquivo