Anatel recebe 15 propostas para o leilão do 5G no Brasil

Meta é a nova conexão de internet funcionar nas capitais até 2022

Publicado em 27/10/2021 - 21:09 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, recebeu nesta quarta-feira (27) os documentos das 15 empresas interessadas no leilão da telefonia móvel de quinta geração, o 5G. Esse ato marca o início do maior processo de licitações de frequências da história da agência reguladora. Na quinta-feira da semana que vem, dia 4 de novembro, vão ocorrer a abertura, a análise e o julgamento das propostas de preço.

De acordo com o superintendente de Competição e presidente da Comissão Especial de Licitação da Anatel, Abraão Balbino e Silva, a expectativa é que este leilão do 5G movimente 50 bilhões de reais. Desse valor, 3 bilhões vão para os cofres públicos e 47 bilhões de reais serão usados para ampliar a conexão de internet no país.

Entre as 15 empresas que demonstraram interesse no leilão, cinco já são operadoras de telefonia móvel: Algar, Claro, Sercomtel, Tim e Vivo. As outras 10 empresas são novas no setor.

São quatro leilões, separados de acordo com as faixas de frequência: 700MHz, 3,5GHz, 2,3GHz e a faixa de 26GHz. A faixa principal é a de 3,5GHz, que, sozinha, corresponde a 30 bilhões de reais, o que representa 60% do valor total do leilão. 

A Anatel espera concluir boa parte do processo no dia 4 de novembro, mas pode estender até o dia 5. A meta é ter o 5G funcionando em todas as capitais do país até o mês de julho do ano que vem. Até 2029, a previsão é que todos os municípios brasileiros devem ter 5G e 9 mil localidades remotas, o 4G.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo