Anatel recebe 15 propostas para o leilão do 5G no Brasil

Meta é a nova conexão de internet funcionar nas capitais até 2022

Publicado em 27/10/2021 - 21:09 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, recebeu nesta quarta-feira (27) os documentos das 15 empresas interessadas no leilão da telefonia móvel de quinta geração, o 5G. Esse ato marca o início do maior processo de licitações de frequências da história da agência reguladora. Na quinta-feira da semana que vem, dia 4 de novembro, vão ocorrer a abertura, a análise e o julgamento das propostas de preço.

De acordo com o superintendente de Competição e presidente da Comissão Especial de Licitação da Anatel, Abraão Balbino e Silva, a expectativa é que este leilão do 5G movimente 50 bilhões de reais. Desse valor, 3 bilhões vão para os cofres públicos e 47 bilhões de reais serão usados para ampliar a conexão de internet no país.

Entre as 15 empresas que demonstraram interesse no leilão, cinco já são operadoras de telefonia móvel: Algar, Claro, Sercomtel, Tim e Vivo. As outras 10 empresas são novas no setor.

São quatro leilões, separados de acordo com as faixas de frequência: 700MHz, 3,5GHz, 2,3GHz e a faixa de 26GHz. A faixa principal é a de 3,5GHz, que, sozinha, corresponde a 30 bilhões de reais, o que representa 60% do valor total do leilão. 

A Anatel espera concluir boa parte do processo no dia 4 de novembro, mas pode estender até o dia 5. A meta é ter o 5G funcionando em todas as capitais do país até o mês de julho do ano que vem. Até 2029, a previsão é que todos os municípios brasileiros devem ter 5G e 9 mil localidades remotas, o 4G.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Aneel anuncia bandeira Verde para dezembro

Somente os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão direito a bandeira verde. Os demais consumidores seguem na bandeira de Escassez Hídrica.

Baixar arquivo
Geral

Aeroviários cancelam greve programada para amanhã (29)

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou que funcionários decidiram, em votação on-line, aceitar a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. 

Baixar arquivo
Saúde

Alagoas divulga protocolos de segurança para temporada de cruzeiros

Os viajantes e tripulantes, de procedência nacional ou internacional, devem ser monitorados durante todo o percurso, seguindo o protocolo sanitário disposto pela companhia do navio.

Baixar arquivo
Educação

Começa o segundo dia de provas do Enem 2021

O segundo dia de provas do Enem começou com a abertura dos portões ao meio dia. As provas começaram às 13h30 e os estudantes podem deixar os locais de provas às 15h30, sem o caderno de questões. Somente a partir das 18h será possível sair com o caderno de questões.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo