Anvisa aprova estudo de terapia com células-tronco para tratar covid

Pacientes tiveram redução nos marcadores da inflamação

Publicado em 04/10/2021 - 11:59 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa aprovou mais um estudo clínico para tratar a covid-19: uma terapia com células-tronco indicada para pacientes com pneumonia viral em decorrência do coronavírus.

Esse ensaio vai tratar 60 pacientes em situação moderada ou grave, em hospitais de Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O estudo é patrocinado pela Associação Paranaense de Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Paulo Brofman é um dos coordenadores da pesquisa na PUC/PR e explicou que 15 pacientes já foram tratados com células-tronco e tiveram redução nos marcadores da inflamação. 

Paulo Brofman explica que essas células vêm do cordão umbilical e que agem diretamente na inflamação do pulmão, que é a causa mais frequente de complicação no caso da covid-19. Além disso, o vírus não consegue penetrar nesse tipo de células-tronco o que garante uma maior efetividade do tratamento. Os resultados finais dos estudos devem ser apresentados para a Anvisa que só aí poderá validar o tratamento para uso. Brofman destaca ainda que a expectativa é muito positiva. 

Os dados de segurança coletados durante o ensaio clínico serão supervisionados por um comitê de monitoramento de segurança, formado por especialistas independentes de diversas áreas do conhecimento.

Os produtos de terapia avançada, como os que estão sendo estudados nesse ensaio, só podem ser administrados em pacientes após terem sido registrados na Anvisa.

Durante a fase de desenvolvimento e por meio de pesquisas controladas definem-se as indicações clínicas, as principais reações adversas, os cuidados especiais com o paciente durante e após o uso, bem como os atributos críticos da qualidade do produto.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo