Caça Asteroides abre espaço para que crianças conheçam o cosmo

Publicado em 15/10/2021 - 12:26 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A infância é aquela fase da vida em que as crianças gostam de brincar bastante, fazer novos amigos... e, quem sabe, identificar alguns asteroides no espaço. Por que não?

A alagoana Nicole Oliveira tem apenas oito anos de idade e é apaixonada por astronomia, a ciência que estuda o universo e os corpos celestes. A menina já identificou nada menos que 23 asteroides. Mas antes de saber mais sobre essa façanha, primeiro vamos entender como nasceu essa fascinação da pequena Nicole pelo espaço sideral.

No ano passado, Nicole foi aprovada no projeto Caça Asteroides, um programa da Nasa em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. O projeto alterou suas próprias regras para aceitar que uma criança tão nova pudesse participar. A própria jovem explica como o programa permitiu que ela descobrisse 23 asteroides.

Despertar a paixão das crianças pelas ciências pode ajudar a desenvolver talentos e habilidades importantes para o resto da vida delas. Por isso, desde 1986, Milton Machado coordena um projeto em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, chamado Clube da Astronomia. Ele afirma que as crianças precisam apenas de oportunidades para conhecer e se encantar pelas ciências do universo.

A pequena Nicole segue no projeto Caça Asteroides e já fez muitos amigos que também se interessam por astronomia. Ela mantém canais no YouTube e no Instagram para difundir a ciência do cosmos. A menina de 8 anos mandou um recado para as crianças que desejam acompanhá-la na divertida tarefa de conhecer o nosso universo.

As inscrições no programa Caça Asteroides deste ano já foram encerradas. Para 2022, o projeto pretende oferecer mil vagas para crianças de todo o Brasil.

*com produção de Renato Lima e sonoplastia de José Maria Pardal

**atualizado às 16h46 do dia 15 de outubro de 2021 para substituição de áudio

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo