Caça Asteroides abre espaço para que crianças conheçam o cosmo

Publicado em 15/10/2021 - 12:26 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A infância é aquela fase da vida em que as crianças gostam de brincar bastante, fazer novos amigos... e, quem sabe, identificar alguns asteroides no espaço. Por que não?

A alagoana Nicole Oliveira tem apenas oito anos de idade e é apaixonada por astronomia, a ciência que estuda o universo e os corpos celestes. A menina já identificou nada menos que 23 asteroides. Mas antes de saber mais sobre essa façanha, primeiro vamos entender como nasceu essa fascinação da pequena Nicole pelo espaço sideral.

No ano passado, Nicole foi aprovada no projeto Caça Asteroides, um programa da Nasa em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. O projeto alterou suas próprias regras para aceitar que uma criança tão nova pudesse participar. A própria jovem explica como o programa permitiu que ela descobrisse 23 asteroides.

Despertar a paixão das crianças pelas ciências pode ajudar a desenvolver talentos e habilidades importantes para o resto da vida delas. Por isso, desde 1986, Milton Machado coordena um projeto em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, chamado Clube da Astronomia. Ele afirma que as crianças precisam apenas de oportunidades para conhecer e se encantar pelas ciências do universo.

A pequena Nicole segue no projeto Caça Asteroides e já fez muitos amigos que também se interessam por astronomia. Ela mantém canais no YouTube e no Instagram para difundir a ciência do cosmos. A menina de 8 anos mandou um recado para as crianças que desejam acompanhá-la na divertida tarefa de conhecer o nosso universo.

As inscrições no programa Caça Asteroides deste ano já foram encerradas. Para 2022, o projeto pretende oferecer mil vagas para crianças de todo o Brasil.

*com produção de Renato Lima e sonoplastia de José Maria Pardal

**atualizado às 16h46 do dia 15 de outubro de 2021 para substituição de áudio

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Ex-alunos de escolas particulares poderão se inscrever no Prouni

A medida começou a valer nesta terça-feira e traz ainda outras mudanças no programa que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades privadas

Baixar arquivo
Educação

PF investiga superfaturamento em contratação de empresas pelo Inep

Segundo as investigações da Polícia Federal, cerca de R$ 130 milhões foram superfaturados por empresários, funcionários das empresas envolvidas e servidores públicos, entre os anos de 2010 e 2018.

Baixar arquivo
Geral

Após cancelar Réveillon, Paes considera manter fogos em Copacabana

Em sua conta no Twitter, o prefeito do Rio de Janeiro escreveu que conversou com o governador Cláudio Castro na noite desta segunda-feira, sobre a possibilidade da queima de fogos.

Baixar arquivo
Cultura

Pessoas com deficiência visual fazem visita guiada à Bienal do Livro

Espaço Metamorfoses, área infantil da Bienal do Livro do Rio, possibilita uma experiência única para crianças de todas as idades, por meio da técnica de audiodescrição - um recurso que traduz imagens em palavras.

Baixar arquivo
Internacional

Biden e Putin discutem por videoconferência situação da Ucrânia

As potências ocidentais e Kiev acusam Moscou de preparar uma invasão do país vizinho.

Baixar arquivo
Geral

Prédios desabam em Belo Horizonte e matam duas pessoas

Outras três pessoas foram resgatados e encaminhadas a hospitais da capital mineira.

Baixar arquivo