Pesquisadores divulgam Mapeamento Automatizado das Áreas de Café em MG

Publicado em 26/10/2021 - 15:43 Por Márcia Bueno - Rádio Inconfidência - Minas Gerais

Após o mapeamento dos cafezais mineiros entre 2016 e 2018 que envolveu um investimento total de cerca de R$ 12 milhões do poder público, uma parceria entre a Embrapa Café e a Epamig desenvolveu metodologia para atualizar esses dados de forma mais rápida e com menor custo.

Os resultados estão descritos no documento Mapeamento Automatizado de Áreas de Café em Minas Gerais. O georreferenciamento dos cafeeiros no estado é utilizado como referência para a formação de preços e construção de políticas públicas para o setor.

A pesquisadora da Epamig, Margarete Volpato, afirma que a nova técnica de mapeamento processa as imagens de satélite em laboratório mas isso não dispensa o trabalho de campo.

"A metodologia basicamente é a utilização de imagens do satélite Sentinel que é uma imagem de resolução de dez por dez metros essas imagens são geradas né a cada cinco dias. A gente utilizou também o processamento utilizando uma técnica em que primeiro a gente segmenta a imagem em objetos e aí então a gente ensina o processador do programa a reconhecer os objetos da imagem... Como resultado nós tivemos um bons acertos. O melhor acerto que nós tivemos foi Patrocínio porque o município de Patrocínio é uma área bem plana e isso facilita muito o mapeamento automatizado", disse a pesquisadora.

Margarete Volpato completa: " Mas é importante lembrar o seguinte, o mapeamento feito tanto pelo método que está disponível lá no geoportal que é a interpretação visual como o método que nós descrevemos aí nesse documento da Embrapa as duas formas a gente utiliza o quê? Imagens de satélite.Então, vai existir sempre um erro. Por melhor que seja a imagem, por melhor resolução que tenha, sempre vai ter erro. E esses erros, eles são corrigidos com o trabalho de campo."

Para conhecer mais sobre o Mapeamento Automatizado de Áreas de Café em Minas Gerais basta clicar aqui e acessar o documento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo