Pesquisadores divulgam Mapeamento Automatizado das Áreas de Café em MG

Publicado em 26/10/2021 - 15:43 Por Márcia Bueno - Rádio Inconfidência - Minas Gerais

Após o mapeamento dos cafezais mineiros entre 2016 e 2018 que envolveu um investimento total de cerca de R$ 12 milhões do poder público, uma parceria entre a Embrapa Café e a Epamig desenvolveu metodologia para atualizar esses dados de forma mais rápida e com menor custo.

Os resultados estão descritos no documento Mapeamento Automatizado de Áreas de Café em Minas Gerais. O georreferenciamento dos cafeeiros no estado é utilizado como referência para a formação de preços e construção de políticas públicas para o setor.

A pesquisadora da Epamig, Margarete Volpato, afirma que a nova técnica de mapeamento processa as imagens de satélite em laboratório mas isso não dispensa o trabalho de campo.

"A metodologia basicamente é a utilização de imagens do satélite Sentinel que é uma imagem de resolução de dez por dez metros essas imagens são geradas né a cada cinco dias. A gente utilizou também o processamento utilizando uma técnica em que primeiro a gente segmenta a imagem em objetos e aí então a gente ensina o processador do programa a reconhecer os objetos da imagem... Como resultado nós tivemos um bons acertos. O melhor acerto que nós tivemos foi Patrocínio porque o município de Patrocínio é uma área bem plana e isso facilita muito o mapeamento automatizado", disse a pesquisadora.

Margarete Volpato completa: " Mas é importante lembrar o seguinte, o mapeamento feito tanto pelo método que está disponível lá no geoportal que é a interpretação visual como o método que nós descrevemos aí nesse documento da Embrapa as duas formas a gente utiliza o quê? Imagens de satélite.Então, vai existir sempre um erro. Por melhor que seja a imagem, por melhor resolução que tenha, sempre vai ter erro. E esses erros, eles são corrigidos com o trabalho de campo."

Para conhecer mais sobre o Mapeamento Automatizado de Áreas de Café em Minas Gerais basta clicar aqui e acessar o documento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo