Startup Aua, de estudantes da UFPA, vence desafio nacional da Enap

Publicado em 27/10/2021 - 14:02 Por Marcos Aleixo - Rádio Cultura FM - Belém

Uma startup criada por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Aua (palavra que vem do tupi-guarani gente) desenvolveu um aplicativo para conectar pequenos negócios da região metropolitana de Belém aos consumidores. A iniciativa, que surgiu e se consolidou em 2020 para apoiar os empreendedores mais afetados pela pandemia, ganhou o desafio da Escola Nacional de Administração Pública, a Enap, e se tornou campeã ao concorrer com 30 propostas espalhadas pelo Brasil. A equipe, formada por quatro universitários dos cursos de engenharia da computação e comunicação social, percebeu a necessidade em trazer mais visibilidade ao cenário paraense. 

Dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) revela que mais de 10 mil empresas fecharam durante o ano passado em consequência da covid-19. Segundo os estudantes, a solução foi prototipar um aplicativo que funciona como uma vitrine gratuita de produtos e serviços de pequenos empreendedores. Com um ano de existência, o APP conta com mais de 60 estabelecimentos cadastrados.

Edição: Rádio Cultura FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo