Startup Aua, de estudantes da UFPA, vence desafio nacional da Enap

Publicado em 27/10/2021 - 14:02 Por Marcos Aleixo - Rádio Cultura FM - Belém

Uma startup criada por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Aua (palavra que vem do tupi-guarani gente) desenvolveu um aplicativo para conectar pequenos negócios da região metropolitana de Belém aos consumidores. A iniciativa, que surgiu e se consolidou em 2020 para apoiar os empreendedores mais afetados pela pandemia, ganhou o desafio da Escola Nacional de Administração Pública, a Enap, e se tornou campeã ao concorrer com 30 propostas espalhadas pelo Brasil. A equipe, formada por quatro universitários dos cursos de engenharia da computação e comunicação social, percebeu a necessidade em trazer mais visibilidade ao cenário paraense. 

Dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) revela que mais de 10 mil empresas fecharam durante o ano passado em consequência da covid-19. Segundo os estudantes, a solução foi prototipar um aplicativo que funciona como uma vitrine gratuita de produtos e serviços de pequenos empreendedores. Com um ano de existência, o APP conta com mais de 60 estabelecimentos cadastrados.

Edição: Rádio Cultura FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ é contido pela chuva

O fogo que atingia parte da vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, foi contido pela chuva, resultado da mudança de tempo na região Sudeste do país. 

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo