Startup Aua, de estudantes da UFPA, vence desafio nacional da Enap

Publicado em 27/10/2021 - 14:02 Por Marcos Aleixo - Rádio Cultura FM - Belém

Uma startup criada por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Aua (palavra que vem do tupi-guarani gente) desenvolveu um aplicativo para conectar pequenos negócios da região metropolitana de Belém aos consumidores. A iniciativa, que surgiu e se consolidou em 2020 para apoiar os empreendedores mais afetados pela pandemia, ganhou o desafio da Escola Nacional de Administração Pública, a Enap, e se tornou campeã ao concorrer com 30 propostas espalhadas pelo Brasil. A equipe, formada por quatro universitários dos cursos de engenharia da computação e comunicação social, percebeu a necessidade em trazer mais visibilidade ao cenário paraense. 

Dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) revela que mais de 10 mil empresas fecharam durante o ano passado em consequência da covid-19. Segundo os estudantes, a solução foi prototipar um aplicativo que funciona como uma vitrine gratuita de produtos e serviços de pequenos empreendedores. Com um ano de existência, o APP conta com mais de 60 estabelecimentos cadastrados.

Edição: Rádio Cultura FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Dezembro laranja alerta para a prevenção ao câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de câncer que mais atinge as pessoas em todo o mundo. Ele pode ser detectado por meio de um autoexame. Basta prestar atenção em pintas que cresceram, manchas que aumentaram, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam.

Baixar arquivo
Economia

Decreto regulamenta o Auxílio Gás; saiba quem pode receber o benefício

Pagamento vai ser feito a cada dois meses, e cada família vai receber metade do valor do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor é o da média do preço do gás nos últimos seis meses.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Crescimento está sendo notado em 13 das 27 unidades da federação; destes, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo