Pesquisadores descobrem espécie rara de dinossauro brasileiro

Publicado em 18/11/2021 - 18:55 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisadores do Museus Nacional e da Universidade Contestado, instituição comunitária de educação superior do estado de Santa Catarina, anunciaram, nesta quinta-feira, a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, batizada de Berthasaura Leopoldinae.

De porte pequeno, com aproximadamente um metro de comprimento e pesando entre nove e 10 quilos, o modelo foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

A descoberta chega no momento em que o Museu, atingido por um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018, realiza a restauração da fachada e dos telhados do bloco um.

Segundo o diretor do Museus Nacional, Alexandra Kellner, que participou das escavações que levaram à descoberta da nova espécie, o fato de Bertha ser a primeira espécie edêntula, ou seja, sem dentes, da América do Sul, traz questionamentos importantes sobre como seria a alimentação da espécie, se carnívora ou herbívora. Para Kellner, o nível de conservação dos fósseis também faz da descoberta uma das mais importantes para a ciência.

O nome do dinossauro é uma tripla homenagem, como destaca a professora Marina Bento Soares, do Departamento de Geologia e Palenotologia do Museu Nacional.  O nome escolhido refere-se à pesquisadora Bertha Lutz, tem seu nome escrito na história do Museu, como bióloga da Instituição, que é  ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, e uma das principais líderes na luta pelos direitos políticos das mulheres.

A escolha de Berthasaura Leopoldinae  também é uma homenagem à Imperatriz Maria Leopoldina, entusiasta das ciências naturais e uma das responsáveis pela Independência do Brasil, assim como à escola de Samba Imperatriz Leopoldinense,  que homenageou o Museu Nacional em seu enredo de desfile na Marquês de Sapucaí, em 2018.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo