Pesquisadores descobrem espécie rara de dinossauro brasileiro

Publicado em 18/11/2021 - 18:55 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisadores do Museus Nacional e da Universidade Contestado, instituição comunitária de educação superior do estado de Santa Catarina, anunciaram, nesta quinta-feira, a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, batizada de Berthasaura Leopoldinae.

De porte pequeno, com aproximadamente um metro de comprimento e pesando entre nove e 10 quilos, o modelo foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

A descoberta chega no momento em que o Museu, atingido por um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018, realiza a restauração da fachada e dos telhados do bloco um.

Segundo o diretor do Museus Nacional, Alexandra Kellner, que participou das escavações que levaram à descoberta da nova espécie, o fato de Bertha ser a primeira espécie edêntula, ou seja, sem dentes, da América do Sul, traz questionamentos importantes sobre como seria a alimentação da espécie, se carnívora ou herbívora. Para Kellner, o nível de conservação dos fósseis também faz da descoberta uma das mais importantes para a ciência.

O nome do dinossauro é uma tripla homenagem, como destaca a professora Marina Bento Soares, do Departamento de Geologia e Palenotologia do Museu Nacional.  O nome escolhido refere-se à pesquisadora Bertha Lutz, tem seu nome escrito na história do Museu, como bióloga da Instituição, que é  ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, e uma das principais líderes na luta pelos direitos políticos das mulheres.

A escolha de Berthasaura Leopoldinae  também é uma homenagem à Imperatriz Maria Leopoldina, entusiasta das ciências naturais e uma das responsáveis pela Independência do Brasil, assim como à escola de Samba Imperatriz Leopoldinense,  que homenageou o Museu Nacional em seu enredo de desfile na Marquês de Sapucaí, em 2018.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo