Governo assina contratos de concessão do 5G

Publicado em 07/12/2021 - 18:33 Por Igor Cardim - Estagiário Rádio Nacional * - Brasília

A cerimônia de assinatura dos contratos para uso de radiofrequências, por empresas vencedoras do 5G, aconteceu nesta terça-feira no Palácio do Planalto.

O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, de ministros do governo e do presidente do STJ, ministro Humberto Martins. 

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que a implementação da tecnologia 5G deve atingir todo o país até meados do ano que vem.

O ministro explicou a importância da implementação da tecnologia no Brasil, para facilitar a comunicação daqueles que não tem acesso à internet, principalmente, as comunidades indígenas.

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

A implementação do 5G deve integrar toda a malha rodoviária do país, com mais de 35 mil km de rodovias ligadas pela tecnologia, como diz o ministro.

Os contratos assinados hoje, valem para a concessão do uso de radiofrequência em diversas faixas, por empresas vencedoras do leilão do 5G.

Ao todo serão dez empresas autorizadas a usarem as frequências.

 

*Com supervisão de Roberto Piza.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo