2022 será repleto de fenômenos astronômicos visíveis a olho nu

Publicado em 07/01/2022 - 07:37 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ano de 2022 começou em meio a uma chuva de meteoros que mal pode ser vista no Brasil, devido ao tempo nublado que tomou conta do país nos primeiros dias de janeiro.

Mas, até dezembro, será possível acompanhar outras chuvas de meteoros, como conta o astrônomo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Signorini Gonçalves.

Thiago comenta que quatro eclipses também vão marcar 2022, mas nem todos serão visíveis aqui no Brasil. Em compensação, em maio vai ter eclipse com Lua de sangue.

O astrônomo e professor da UFRJ Thiago Signorini Gonçalves dá a dica de olhar para cima. Assim, será possível ver até um alinhamento de cinco planetas.

Todos os fenômenos astronômicos sobre os quais o Thiago falou nesta reportagem são visíveis a olho nu. Ou seja, você não precisa de nenhum equipamento para ver o alinhamento dos planetas, os eclipses nem as chuvas de meteoros. Basta o céu estar sem nuvens.

*Com produção de Salete Sobreira

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Destaques EBC


Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo