Estação Antártica: base apoia pesquisas de cientistas brasileiros

Publicado em 13/01/2022 - 19:00 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há 40 anos, o Brasil se tornou um dos 29 países que possuem um programa científico para realizar pesquisas na Antártica. A presença de uma base brasileira no continente, a Estação Antártica Comandante Ferraz, facilita muito a realização de expedições com grupos de pesquisadores brasileiros, que estudam desde a fauna e a flora locais até questões climáticas relacionadas ao continente polar.

A bióloga Juliana Manso Sayão já esteve na Antártica em quatro oportunidades por meio do projeto Paleoantar, que realiza estudos paleontológicos no extremo sul do planeta. Ela explica que é possível entender melhor a história da vida na Terra analisando os fósseis encontrados por lá de animais e organismos que viveram milhões de anos atrás, antes que o continente fosse coberto por gelo.

Juliana conta que passou apenas rapidamente pela Estação Antártica Comandante Ferraz porque a coleta de fósseis exige que os cientistas se desloquem para diferentes áreas de interesse. A equipe de pesquisadores da qual a paleontóloga fez parte chegou a ficar acampada por 50 dias em total isolamento no gelo antártico.

Para que esse tipo de expedição seja possível, Juliana conta que a Marinha do Brasil leva os cientistas de navio até o ponto de interesse, monta o acampamento e vai embora.

A paleontóloga ressalta que os dias de acampamento na Antártica são um verdadeiro desafio. O continente é tão gelado que no verão, que é a temporada de expedições científicas, a temperatura varia em torno de -27º C. Além disso, o clima imprevisível traz tempestades e ventos fortes a qualquer momento, ameaçando constantemente a segurança dos pesquisadores.

Os cientistas brasileiros interessados em realizar pesquisas no continente antártico devem ficar atentos aos editais de chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Atualmente, a pasta seleciona projetos em seis áreas do conhecimento. Mais informações podem ser encontradas no site cienciaantartica.mcti.gov.br.

*Com produção de Michelle Moreira e sonoplastia de Messias Melo

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo