Museu Nacional recebe doação de exemplar de tubarão-martelo

Publicado em 05/01/2022 - 14:29 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Fruto da campanha Recompõe, lançada em setembro, o Museu Nacional, que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu a doação de um exemplar de tubarão-martelo. Com 2,5m, o animal foi encontrado, já sem vida, próximo às Ilhas Cagarras, na altura de Ipanema, pelo pesquisador Alberto Akama,  do Museu Emilio Goeldi, do Pará. Para o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, a aquisição é de grande importância para a recomposição do acervo da instituição. E, como a nova peça ainda não tem nome, uma campanha será aberta, em breve, para que a população ajude na escolha.

A campanha para recomposição do acervo do Museu Nacional, atingido em 2018 por um incêndio de grandes proporções, foi lançada em setembro do ano passado, e tem recebido doações de várias instituições. A expectativa é receber 10 mil peças, com importância histórica, educativa e social, para ocupar quatro circuitos de exposição: Histórico, Universo e Vida, Diversidade Cultural e Ambientes do Brasil.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo