Museu Nacional recebe doação de exemplar de tubarão-martelo

Publicado em 05/01/2022 - 14:29 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Fruto da campanha Recompõe, lançada em setembro, o Museu Nacional, que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu a doação de um exemplar de tubarão-martelo. Com 2,5m, o animal foi encontrado, já sem vida, próximo às Ilhas Cagarras, na altura de Ipanema, pelo pesquisador Alberto Akama,  do Museu Emilio Goeldi, do Pará. Para o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, a aquisição é de grande importância para a recomposição do acervo da instituição. E, como a nova peça ainda não tem nome, uma campanha será aberta, em breve, para que a população ajude na escolha.

A campanha para recomposição do acervo do Museu Nacional, atingido em 2018 por um incêndio de grandes proporções, foi lançada em setembro do ano passado, e tem recebido doações de várias instituições. A expectativa é receber 10 mil peças, com importância histórica, educativa e social, para ocupar quatro circuitos de exposição: Histórico, Universo e Vida, Diversidade Cultural e Ambientes do Brasil.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo