Programa brasileiro na Antártica completa 40 anos

Publicado em 12/01/2022 - 19:21 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Programa Antártico Brasileiro está completando 40 anos. Criado em 12 de janeiro de 1982, o programa é conduzido pela Marinha do Brasil e permite que pesquisadores de diversas áreas realizem pesquisas científicas no continente mais inóspito da Terra.

A Antártica possui uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a mais de uma vez e meia a área do Brasil. O continente abriga 70% de toda a água doce do planeta, a maior parte dela na forma de gelo.

Por estar no extremo sul do globo terrestre, a incidência solar na Antártica é muito pequena. Por isso, as temperaturas médias variam em torno de -27°C no verão até -60°C no inverno. Com temperaturas tão baixas, é quase impossível encontrar água líquida na superfície do continente.

A criação do Proantar, o Programa Antártico Brasileiro, permitiu que a Marinha brasileira construísse uma base científica e militar no continente, a Estação Antártica Comandante Ferraz. O Capitão de Mar e Guerra Marcelo Gomes, que é subsecretário do Proantar, destacou que outros 28 países de todo o mundo estão presentes no continente gelado.

Desde 2019, a Estação Antártica Comandante Ferraz é conduzida pelo Capitão de Fragata Gurski, que está em missão no continente pela segunda vez. Ele fala dos desafios que os brasileiros enfrentam no período em que vivem confinados e isolados na base científica.

Atualmente, a estação brasileira na Antártica possui 45 módulos em uma área de 940 metros quadrados. E tem capacidade para abrigar até 66 pessoas, com uma infraestrutura que contém seis dormitórios, enfermaria, cozinha, refeitório, escritório e vários laboratórios.

Amanhã, nós vamos contar a você mais detalhes sobre as pesquisas que os cientistas brasileiros estão conduzindo no continente antártico.

*Com produção de Michelle Moreira e sonoplastia de José Maria Pardal

Sheily da Silva Noleto Lopes

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo