Rio Innovation Week leva ao RJ grandes nomes da tecnologia global

Publicado em 13/01/2022 - 18:03 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A capital fluminense recebe até domingo (16) um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina. A Rio Inovation Week chega com um desafio de mostrar que as duas palavrinhas na prática podem ser mais simples e mais acessíveis do que se pensa.

O presidente do Conselho Organizador do evento, Fábio Queiroz, afirma que Inovação não está ligada necessariamente a grandes descobertas ou apenas à tecnologia de ponta.

Além de aproximar o publico da tecnologia, o evento também quer colocar o Rio na rota de desenvolvimento na área. Segundo Fábio Queiroz, a Rio Inovation Week é parte de um processo para que a cidade se transforme em um polo de tecnologia e inovação, gerando também emprego e renda.

Em quatro dias, vão passar pelo Rio Inovation Week mais de 500 conferencistas, além de  mil e duzentas startups e 190 expositores. Entre os palestrantes estão Richard Branson, fundador do grupo Virgin, responsável por uma das primeiras viagens de turismo espacial no planeta, que irá conversar na sexta-feira  com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes; Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Francis Suarez, prefeito de Miami, que participará de conversa com seu colega carioca, Eduardo Paes.

  Para o público está reservada uma experiência em que poderá de fato tocar na tecnologia. O evento tem espaços de realidade virtual e robôs circulando pelo local do evento. Entre eles, o Robozão, de três metros de altura, que é sucesso nas redes sociais; o Icebot, da Roboteria, que serve sorvete; e o Tinbot, primeiro robô brasileiro interativo.

Toda a programação e informações sobre ingressos para participar do Rio Inovation Week que acontece no Jocquei Club da Gávea, na zona sul do Rio, podem ser acessadas no site do evento.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo