Satélite 100% brasileiro e privado será lançado pelo foguete Falcon 9

PION-BR1 foi projetado em sete meses

Publicado em 12/01/2022 - 11:30 Por Júlia Ballarini - Repórter da TV Brasil - São Paulo

Frio na barriga, noites mal dormidas. Afinal, algo inédito e histórico está perto de acontecer. Colocar em órbita um satélite 100% brasileiro e privado não é para qualquer um não, como conta o engenheiro aeroespacial Calvin Trubiene.

"É uma conquista muito grande para a ciência brasileira", afirmou.

O satélite PION-BR1 foi projetado em sete meses, em um laboratório em São Caetano, no ABC Paulista.

Chamado carinhosamente de Pionzinho, é menor e mais barato e deve ajudar a democratizar o espaço e a tecnologia.

O gerente de tecnologia da PION Labs, João Pedro Vilas Boas, explica que o lançamento será feito pelo foguete Falcon 9, da Space X, empresa do bilionário Elon Musk.

O nano satélite pocketcube, como chama a categoria, cabe no bolso, mede 125 centímetros cúbicos e, apesar de pequenino, quase do tamanho de um celular, pode ajudar a dar passos enormes.

Os dados enviados à Terra podem ajudar a ampliar e desenvolver novas alternativas tecnológicas de diversos setores da indústria, como soluções para o agronegócio, por exemplo, até o cotidiano das pessoas.

Tudo saindo conforme o esperado, o plano é alçar voos mais altos, como a constelação de satélites, como prevê Calvin Trubiene.

Também estaremos aqui embaixo, torcendo para que tudo dê certo lá em cima.

Edição: TV Brasil/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo