Covid-19: programa incentiva investimento de empresas em pesquisas

Publicado em 24/02/2022 - 17:17 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Incentivar as empresas a usarem seus próprios recursos para apoiar pesquisas relacionadas ao combate dos efeitos da covid. Esse é o objetivo do Programa Prioritário Pró-Pesquisa Covid-19. A lei que criou o Programa está publicada com vetos na edição desta quinta-feira do Diário Oficial.  

Um dos principais pontos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro é o que estabelecia que o impacto orçamentário da lei ficaria limitado a R$ 400 milhões no ano-calendário de 2021. O veto se deu porque o dispositivo entraria em vigor em 2022. Outro trecho vetado estabelecia procedimentos mais simples de importação para produtos destinados à pesquisa científica. O argumento é o de que esse trecho poderia contrariar o interesse público.

A execução dos projetos deverá ser realizada exclusivamente por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação credenciadas no MCTI, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Como exemplo, o ministro Marcos Pontes citou a pesquisa em empresas nacionais, com tecnologia do próprio país, para a produção de insumo farmacêutico no Brasil.

As empresas que aderirem ao programa vão ser beneficiadas com isenção fiscal de 30 até 50%, caso sejam da área da saúde. O secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, disse que o benefício induz o setor empresarial a buscar soluções.

O Programa Prioritário Pró-Pesquisa Covid-19 foi criado por meio de um Projeto de Lei de autoria do deputado federal do PSL fluminense Carlos Jordy.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo