Covid-19: programa incentiva investimento de empresas em pesquisas

Publicado em 24/02/2022 - 17:17 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Incentivar as empresas a usarem seus próprios recursos para apoiar pesquisas relacionadas ao combate dos efeitos da covid. Esse é o objetivo do Programa Prioritário Pró-Pesquisa Covid-19. A lei que criou o Programa está publicada com vetos na edição desta quinta-feira do Diário Oficial.  

Um dos principais pontos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro é o que estabelecia que o impacto orçamentário da lei ficaria limitado a R$ 400 milhões no ano-calendário de 2021. O veto se deu porque o dispositivo entraria em vigor em 2022. Outro trecho vetado estabelecia procedimentos mais simples de importação para produtos destinados à pesquisa científica. O argumento é o de que esse trecho poderia contrariar o interesse público.

A execução dos projetos deverá ser realizada exclusivamente por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação credenciadas no MCTI, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Como exemplo, o ministro Marcos Pontes citou a pesquisa em empresas nacionais, com tecnologia do próprio país, para a produção de insumo farmacêutico no Brasil.

As empresas que aderirem ao programa vão ser beneficiadas com isenção fiscal de 30 até 50%, caso sejam da área da saúde. O secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, disse que o benefício induz o setor empresarial a buscar soluções.

O Programa Prioritário Pró-Pesquisa Covid-19 foi criado por meio de um Projeto de Lei de autoria do deputado federal do PSL fluminense Carlos Jordy.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo